Matriz de São Bernardo recebe neste domingo a tradicional Missa do 1º de Maio

359 0

Da Redação – Como acontece desde 1980, neste domingo será realizada a tradicional Missa dos trabalhadores e das trabalhadoras no dia 1º de maio. Será às 10h30, na Igreja Matriz de São Bernardo Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem).

A missa tem sempre o objetivo de celebrar a memória das lutas da classe operária desde os trabalhadores sacrificados em Chicago (1886) até as manifestações dos dias de hoje e principalmente, da região do Grande ABC que se destacou com suas grandes greves operárias na década de 1980, fato que repercutiu em todo Brasil e em vários outros países.

Naquela mesma década, quando alguns sindicatos sofreram intervenção, muitas igrejas abriram as portas para que os operários realizassem suas reuniões e assembleias e abrigassem as doações de mantimentos a eles enviadas, para fundo de greve. Na época (1979) foi formada na diocese de Santo André, a Pastoral Operária, uma pastoral social a serviço da classe trabalhadora urbana.

Neste ano, a Pastoral Operária realizará uma campanha para denunciar a situação alarmante de acidentes no trabalho, lançando uma questão para reflexão e debates: ACIDENTES NO TRABALHO – CULPA DA VÍTIMA?

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos morre um trabalhador no mundo, devido a doenças e acidentes no trabalho. São mais de dois milhões por ano, sendo a maioria (86%) devido a doenças.

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, ocorreram 717.911 acidentes no trabalho em 2013 com 2.797 mortes.  A minoria (25%) devido a doenças. Esses dados do Brasil referem-se apenas a trabalhadores e trabalhadoras registrados formalmente* (celetistas, tem­porários, avulsos e outros). Não entram nesta contagem, empregados e empregadas informais, trabalhadoras domésticas informais, profissionais autônomos, empregadores, militares e estatutários.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Matriz de São Bernardo recebe neste domingo a tradicional Missa do 1º de Maio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *