Material recolhido no Cara Limpa de Diadema é usado na revitalização dos bairros

302 0

Da Redação – Desde março, a sétima edição do Programa Cara Limpa percorre as ruas de Diadema para recolher entulho, bagulho e outros itens que não servem mais aos moradores e comerciantes do bairro. Transformar o que foi descartado em matéria prima para trazer novo paisagismo às vias da cidade é uma iniciativa da Prefeitura para reutilizar o que é possível e trazer mais beleza ao município.

Durante o programa no bairro Conceição, entre 10 e 25 de abril, as tintas descartadas foram utilizadas pela equipe do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) para revitalização de espaços em vias públicas. “Essa foi uma solução criativa porque, além de transformarmos os pontos de descarte irregular em um jardim sustentável, usamos as tintas que não servem mais aos munícipes para pintar os pneus, que também são recolhidos na rua”, explicou Celso Araújo de Assis, diretor do DLU. As tintas serviram também para fazer alguns reparos como manutenção de pintura do Departamento de Limpeza Urbana.

Os demais materiais como entulho e bagulho recolhidos são encaminhados para a estação de transbordo e, posteriormente, para o aterro sanitário.

Das três regiões beneficiadas pelo programa, Centro Norte, Centro Sul e Conceição, a terceira foi a que mais recolheu: 118,6 toneladas de bagulho e 553,9 toneladas de entulho. O valor representa 52% dos bagulhos e 44% de todo entulho recolhido no Cara Limpa 2019.

Bairro a bairro

Agora, o Programa Cara Limpa está no bairro Serraria e permanece lá até 15 de maio. Serão mais de 100 ruas beneficiadas. Cada endereço tem direito de descartar até 40 sacos de entulho. A orientação é para que os entulhos e bagulhos sejam colocados na rua apenas no dia em que o caminhão da coleta irá passar. O cronograma do Cara Limpa está disponível no site http://www.diadema.sp.gov.br/caralimpa/cronograma.

Ainda neste mês, entre os dias 20 e 29, o Inamar também será receberá o programa. Os próximos bairros serão Eldorado (3 a 19 de junho), Casa Grande (24 de junho a 5 de julho), Vila Nogueira (08 a 19 de julho), Piraporinha (22 de julho a 05 de agosto), Canhema (07 a 20 de agosto), Taboão (22 de agosto a 19 de setembro) e Campanário (23 de setembro a 04 de outubro).

Ecopontos

Diadema ainda conta com 10 ecopontos, onde a população pode levar entulho e bagulho, quando o volume não ultrapassar 1m3  ou 10 sacos de 100 litros. De acordo com a Lei Municipal 2.336/2004, quem despeja irregularmente lixo em vias públicas pode ser multado em R$ 3.880,00. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 770 5559 ou 4059 9906.

Serviço: ECOPONTOS Funcionamento de segunda-feira, das 12h às 17h, e de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Ecoponto Arco íris. Rua Mozart, s/nº – Jardim Arco Íris.

Ecoponto Arraia. Rua Arraia, 50 – Eldorado.

Ecoponto Z. Avenida daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real.

Ecoponto Nações. Rua Espanha com Avenida D. João VI – Taboão.

Ecoponto Naval. Avenida Corredor ABD, esquina com a rua Beira Rio, na Vila São José.

Ecoponto Rufino. Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria.

Ecoponto Yamagata. Rua Yamagata, 51 (esquina com a Rua Osaka) – Canhema.

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ecoponto Caracas. Rua Caracas, 120 – Centro.

Ecoponto DLU. Avenida Pirâmidade, 844 – Inamar.

Ecoponto Nova Conquista. Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Material recolhido no Cara Limpa de Diadema é usado na revitalização dos bairros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *