Marinho prestigia a Festa Muitos Povos, Uma Cidade

1307 0

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, prestigiou neste sábado (5), no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis), a abertura da 7ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade.

O evento reúne comunidades da Itália, Japão, Rússia, China, Índia, Portugal, Bolívia, Peru, Piauí, Minas Gerais, entre outras. Ao longo do dia ocorreram apresentações de grupos de congadas, capoeira e viola caipira, entre outros.

Conforme destacou o chefe do Executivo, a festa tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura dos povos que ajudaram a formar a região. “A ideia é criar um processo de confraternização na cidade. É um momento em que cada um desses povos promove o seu reencontro.” No evento, as comunidades de migrantes e imigrantes mostram um pouco de sua história e cultura através da culinária, artesanato, música e dança. Ao todo são 36 barracas, com 20 opções gastronômicas e 16 voltadas ao artesanato –  (saiba mais sobre os pratos típicos). A festa acontece desde 2009.

A moradora Raquel dos Santos Maia, 45, do Bairro Ferrazópolis, participou pela primeira vez da festa e aprovou a realização do evento no espaço. É a primeira vez que a festa acontece na Chácara Silvestre. Nos anos anteriores aconteceu em outros locais.  “Achei interessante, confortável. É bom porque dá para conciliar o lado cultural da exposição com o das tradições desses países.”

Atrações – Artistas da região e grupos culturais vão se apresentar nos três dias de festival, que prossegue até segunda-feira (7). A meta é a valorização e recuperação da memória, difusão de grupos e manifestações tradicionais e promoção do diálogo com povos e comunidades que construíram a história da cidade.

Além das apresentações e barracas, o público também pode conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade nas exposições permanentes de fotos e objetos em madeira e cerâmica dispostos no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, instalado no interior do casarão da Chácara Silvestre, que pertenceu à família de Wallace Simonsen.

Também estiveram presentes no evento os secretários de Cultura, Osvaldo Neto, de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, de Esportes, José Alexandre Davesa, além da titular da Pasta de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marinho prestigia a Festa Muitos Povos, Uma Cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *