Marinho entrega prêmio a organizações que promovem o uso racional da água

995 0

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregou, nesta quinta-feira (17), o Prêmio de Sustentabilidade Ambiental “Uso Racional da Água” a empresas, organizações da sociedade civil e instituições que atuam no município e que promovem práticas sustentáveis de uso racional e de economia no consumo de água.

Os vencedores, escolhidos por comissão julgadora, foram: Toyata, na categoria empresas de grande porte; Shopping Metrópole, na de médio porte; Red Tennis, na de micro e pequenas empresas; e a Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Annita Magrini Guedes, do Baeta Neves, na categoria instituições da sociedade civil. As outras empresa e instituições, inscritas mas não premiadas, receberam placas de menção honrosa.

O objetivo do prêmio é reconhecer e incentivar instituições do setor privado e organizações do terceiro setor (associações de bairro, ONGs, fundações e igrejas) que promovem práticas sustentáveis. A escolha do tema se deu em razão da crise hídrica que atinge o Estado, em especial a Região Metropolitana.

Os projetos apresentados mostraram propostas de redução do consumo de água potável e otimização do seu uso que variaram de intervenções estruturais, instalação de equipamentos hidráulicos economizadores, captação de água de chuva, construção de estações de tratamento de efluente e reuso da água e ações de educação ambiental.

Lançada em março deste ano pela Prefeitura, a premiação ocorrerá a cada dois anos e faz parte da Agenda Municipal de Sustentabilidade. Na próxima edição, em 2017, o tema será “Deficiência Energética”.

Ao parabenizar os participantes, Marinho destacou a importância das iniciativas voltadas à economia e ao uso racional da água. “Cada um tem que fazer a sua parte e economizar esse recurso. A crise hídrica que enfrentamos ocorre por falta de planejamento. O governo (do Estado) já vinha sendo alertado há muito tempo para os riscos de desabastecimento. Faltou decisão política para fazer as obras necessárias.”

O prefeito também apontou que o poder público e a sociedade têm de caminhar juntos para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Discutir sustentabilidade vai além de ações sociais, como a que fizemos ao removermos centenas de famílias de áreas de risco. Onde já houve danos ao meio ambiente, por exemplo, às vezes não é possível repor o que já existia. No entanto, é preciso pensar como reparar isso levando em conta o desenvolvimento sustentável da cidade.”

Tarcísio Secoli, secretário de Serviços Urbanos, por sua vez, citou algumas das ações da Prefeitura voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, como a troca de torneiras em escolas para reduzir consumo de água e a implantação da coleta seletiva porta a porta, que hoje destina 4,6% do lixo para reciclagem. Segundo o secretário, a meta é chegar a 10% no ano que vem.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marinho entrega prêmio a organizações que promovem o uso racional da água"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *