Marinho entrega Parque Linear do Jardim Esmeralda

708 0

Da Redação – Os moradores do Conjunto Habitacional do Jardim Esmeralda amanheceram em festa. É que neste domingo (13) o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregou o parque linear construído no local e que vai beneficiar centenas de famílias. A benfeitoria consta do Projeto de Urbanização Integrada do bairro. Além do chefe do Executivo, participaram da cerimônia os secretários Tarcísio Secoli (coordenador de governo e secretário de Serviços Urbanos), Tássia Regino (Habitação), vereadores e lideranças comunitárias.

A dona de casa Deni Duarte, 57 anos, foi com o neto Cássio, 2 anos, conferir a novidade. “Mudei para cá em 2004. Há anos pedíamos uma área de lazer, mas só agora, com o atual prefeito, é que saiu. Será bom para todos, principalmente para as crianças.” Síndico de um dos condomínios, Ireno Pereira Santos, 52, também comemorou a entrega do espaço. “Agora as crianças não precisarão ficar mais presas dentro dos apartamentos. É um presente de Deus. Precisávamos muito de um espaço de lazer. Agora é fazer as pessoas se conscientizarem de que é preciso ajudar a preservar essa conquista.”

Foi justamente essa a mensagem transmitida pelo prefeito aos moradores. “É um processo de educação. Os pais têm de ensinar os filhos, os vizinhos conversar com os outros vizinhos e, assim, espalhar essa cultura de preservação dos espaços públicos. Não pode pichar as paredes, jogar lixo nas ruas, calçadas.”

Tarcísio Secoli reforçou a mensagem ao lembrar do lançamento da Operação-Guarda Chuva, série de ações desenvolvidas pela Prefeitura desde 2009 voltadas ao combate a enchentes e contenção de áreas de risco em localidades sujeitas a deslizamentos e alagamentos. “Já concluímos dezenas de obras de contenção de risco. Não se pode continuar jogando entulho nesses locais, porque com o solo encharcado podem ocorrer outros acidentes. É preciso fazer o descarte nos locais corretos. Já temos dez ecopontos e, até o fim de 2017, teremos mais vinte.”

Parque – A parque tem 5.651 m² e conta com duas vias de circulação, praça de estar pergolada (espécie de galeria construída em pátios e jardins, podendo ser coberta com telhas transparentes ou trepadeiras, formando um portal), academia, quadra esportiva e playground para a garotada.

A obra é objeto de contrato com a Caixa Econômica Federal no âmbito do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Graças ao projeto foi viabilizada a urbanização, com a substituição integral de moradias precárias por apartamentos, que hoje compõem o Conjunto Habitacional Jardim Esmeralda, concluído em outubro de 2012 e que atendeu as famílias residentes e cadastradas na própria área.

Dos 896 apartamentos que compõem o conjunto, 564 foram construídos e entregues pela atual Administração. Os 332 construídos na primeira etapa já estão em processo de regularização fundiária.

O bairro também recebeu outras melhorias. Em maio deste ano a Prefeitura entregou a reforma do campo de futebol do Corintinhas e já está construindo um centro comercial para atender as famílias que desenvolviam atividades comerciais na área antes das remoções. A obra deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2016.

O valor do investimento – abrange as obras de habitação, infraestrutura e equipamentos, regularização fundiária e trabalho social – é de R$ 53,6 milhões.

Missa – Após a entrega do Parque, o prefeito participou, na Igreja Matriz, da cerimônia  de abertura da Porta Santa, que marca o início do ano de misericórdia. A missa foi celebrada pelo bispo benemérito de Santo André, Dom Nelson Westrupp.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marinho entrega Parque Linear do Jardim Esmeralda"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *