Marinho entrega nova unidade do Brasil Sorridente no Jardim Silvina

1062 0

Da Redação – Maria de Lourdes Monteiro Duarte, moradora da Vila São José, ficou muito satisfeita com a inauguração da unidade do Brasil Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas do Silvina, realizada nesta segunda-feira (9) pelo prefeito Luiz Marinho. Maria explica que a entrega do espaço é um grande ganho para a população de São Bernardo, principalmente para os que precisam se locomover até o centro da cidade.

“A comunidade ganha muito com isso, afinal, além de economizar passará a ser atendida perto de casa em uma linda unidade e não vai precisar mais ir até o centro da cidade. Além disso, quem precisa de tratamento voltará a sorrir sem sentir vergonha”, disse.

A nova unidade foi construída no prédio onde funcionavam a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Pronto-Socorro Silvina. Para possibilitar o novo serviço, o PS foi desativado quando foi construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Silvina Ferrazópolis, inaugurada em 2013, garantindo retaguarda mais qualificada e eficaz nas situações de urgência e emergência.

“O nosso compromisso é apontar as diretrizes e executar programas importantes para nossa população como o Brasil Sorridente. E se hoje, São Bernardo é mais uma vez referenciada com um modelo de programa no Estado, e alcança o segundo lugar na avaliação Nacional, significa que estamos no caminho certo. E isso se dá, também, pelo compromisso de profissionais de nossa rede odontológica que desenvolvem um trabalho com muita qualidade”, afirmou o chefe do Executivo.

Durante a cerimônia o prefeito recebeu o prêmio Brasil Sorridente pelo segundo lugar na etapa nacional e a primeira colocação na etapa estadual. Criado em 2005 pelos conselhos Federal de Odontologia e Regionais de Odontologia, com o apoio do Ministério da Saúde, o Prêmio Brasil Sorridente é destinado aos municípios que se destacam na implantação de políticas públicas de saúde bucal.

Em agosto deste ano, foram entregues as obras de reforma e ampliação da UBS Silvina, que permitiram oferecer um atendimento mais resolutivo e humanizado para a população daquela região.

As transformações nos serviços de saúde do bairro se completam agora com a inauguração do Brasil Sorridente/CEO Silvina no segundo pavimento do prédio ocupado pela UBS, que tem acesso por escada e elevador.

Essa é a terceira unidade do programa de saúde bucal do município. As demais estão localizadas no Nova Petrópolis  e Alvarenga, que tem a mesma capacidade de atendimento e oferecem as mesmas especialidades que o novo Centro de Especialidades.

Equipamentos e especialidades – Com área construída de mais de 362 metros quadrados, a nova unidade de odontologia especializada terá dez consultórios individuais, Raio X odontológico e Laboratório de Próteses Dentárias.

Com capacidade para 3 mil atendimentos mensais, a unidade irá oferecer as especialidades estomatologia (diagnóstico e tratamento de lesões bucais com ênfase em câncer bucal),  periodontia especializada (tratamento de gengivas), cirurgia oral menor (extrações dentárias mais complexas, cirurgias de tecidos moles e ósseos), endodontia (tratamento de canal) e atendimento às pessoas com necessidades especiais (oncológicos, nefropatas, cardiopatas, gestantes de risco, com agravos neurológicos e outros comprometimentos de saúde). Também serão fornecidas próteses dentárias.

A unidade contará com uma equipe formada por oito dentistas e seis auxiliares de saúde bucal e será referência para as UBSs Selecta, Leblon, Ferrazópolis, Montanhão e Silvina. Os atendimentos serão feitos por meio de encaminhamentos das unidades. O horário de funcionamento será das 7h às 17h.

Saúde bucal – Com as construções e reformas feitas, as UBSs receberam equipamentos odontológicos e hoje a cidade conta com 79 equipes de saúde bucal nas unidades, cada uma delas formada por um dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal.

O Laboratório de Próteses Dentárias das duas outras unidades  do Brasil Sorridente já forneceram cerca de 14 mil próteses e esse número deverá aumentar significativamente com a entrada em funcionamento da nova unidade no Silvina.

Mais de 85 mil estudantes da rede municipal de ensino são avaliados anualmente e recebem tratamento contra as cáries, além de participar de ações de escovação supervisionada.

Também são promovidas campanhas de detecção precoce de câncer bucal duas vezes por ano em pontos de grande movimentação de pessoas.

A Prefeitura também monitora a quantidade de flúor na água, o que ajuda a prevenir a ocorrência de cáries. 95%  das amostras coletadas apresentam concentração de flúor em conformidade com os padrões exigidos.

A coordenadora nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Rosângela Fernandes Camapum, parabenizou os esforços de São Bernardo do Campo frente a Saúde Bucal, em particular pela entrega do novo equipamento. “Sem dúvida alguma é um dos melhores de todo o País, superior a muitos consultórios particulares”, apontou.

Outros prêmios – São Bernardo venceu a etapa nacional em 2013 e por três vezes foi o vencedor na fase estadual (2012, 2013 e 2015) na faixa dos municípios com mais de 300 mil habitantes. As cidades são selecionadas a partir de critérios como a contrapartida municipal no financiamento em saúde, a criação de Conselho Municipal de Saúde com representante da saúde bucal; a proporção de cobertura de equipes de saúde bucal na Atenção Básica; e o desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde bucal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marinho entrega nova unidade do Brasil Sorridente no Jardim Silvina"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *