Marinho entrega nova UBS Leblon reformada e com o dobro do tamanho anterior

873 0

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregou nesta quarta-feira (21), as obras de reforma e ampliação da UBS Leblon, juntamente com a revitalização da praça Teófilo de Jesus. As obras foram aprovadas pela população no Orçamento Participativo (OP). Com 34 mil usuários cadastrados, a UBS atende os bairros Jardim Leblon, Jardim Vila do Tanque, Jardim Irajá, Pedreira e parte dos bairros Santa Terezinha e Ferrazópolis.

Com as obras de ampliação, a unidade teve um ganho de cerca de 522 metros quadrados, passando de 455 para um total de 977 metros quadrados de área construída, ou seja, mais que dobrou de tamanho. O investimento na reforma e ampliação, incluindo a revitalização da praça foi de R$ 3,1 milhões, recursos obtidos a partir de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O chefe do Executivo afirmou que, apesar das dificuldades orçamentárias, a Administração Municipal continua avançando em novas obras. “Cada centavo do orçamento está sendo aplicado para transformar São Bernardo em uma cidade acolhedora, charmosa, onde se cuida bem das pessoas. A reforma da UBS Leblon foi aprovada no Orçamento Participativo. Com a consulta popular, o governo pode hierarquizar os investimentos e decidir melhor quais obras devem ser concretizadas”, disse Marinho.

A UBS passou a contar com fachada padronizada com pórtico, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca,  fraldário, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, sala multiprofissional, escovódromo, consultório de saúde bucal com 8 cadeiras odontológicas e 11  consultórios médicos, além de paredes decoradas com painéis fotográficos retratando moradores da comunidade.

Anteriormente, a UBS contava com quatro equipes de Saúde da Família e terá agora cinco equipes. O serviço odontológico também foi ampliado significativamente e atenderá a população com três equipes de saúde bucal.

Antes da reforma, a unidade apresentava vários problemas, entre eles, infiltração de água, paredes com mofo, inexistência de rampas e banheiros adaptados para pessoas com deficiências na rede hidráulica, além de espaços apertados para acomodar dignamente os usuários e garantir boas condições de trabalho aos profissionais de saúde.

A secretária de Saúde, Odete Gialdi, disse que todas as transformações na rede pública de saúde têm sido possíveis graças à determinação do prefeito Luiz Marinho. “Ao investir prioritariamente na saúde, o governo municipal está conseguindo reestruturar todas as nossas unidades. Esta é a 29ª Unidade Básica de Saúde entregue à população e as demais unidades que restam também serão totalmente reformadas”.

Praça – Além das melhorias no prédio da UBS, também foi revitalizada a praça Teófilo de Jesus, que foi ampliada em 314 metros quadrados, totalizando agora 608 m2. A praça recebeu novo paisagismo, bancos, playground, iluminação e o plantio de 30 árvores. Também foram instalados equipamentos para a realização de exercícios físicos: barras para flexão de braços, barras fixas, prancha para exercícios abdominais e espaldar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marinho entrega nova UBS Leblon reformada e com o dobro do tamanho anterior"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *