Marinho entrega 1ª Policlínica de São Bernardo e UBS ampliada no Alvarenga

704 0

Da Redação – São Bernardo conta com mais um importante equipamento de saúde. Inaugurada pelo prefeito Luiz Marinho nesta quinta-feira (4), a Policlínica Alvarenga é a primeira da cidade a abrigar especialidades médicas e vai funcionar no mesmo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alvarenga, que foi ampliada e reformada. Financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras custaram cerca de R$ 3,2 milhões.

Moradores da região atendida pela UBS comemoram a entrega dos equipamentos. “O prédio precisava mesmo dessa reforma. Esperamos que seja mantida também a qualidade no atendimento”, disse a dona de casa Marineusa Miranda, 47 anos, moradora do Jardim Thelma.

Também participaram da cerimônia os secretários Odete Gialdi (Saúde), Tarcisio Secoli (Coordenação Governamental e responsável por Serviços Urbanos) e Nilza Oliveira (Orçamento Participativo). O ex-ministro da Saúde e ex-secretário em São Bernardo Arthur Chioro prestigiou o evento, que reuniu cerca de 300 pessoas.  As duas unidades começam a atender à população nesta sexta-feira, a partir das 8h.

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo falou dos investimentos realizados em várias frentes, não apenas na área da Saúde. “Ao fazer a reestruturação das UBSs, construir o Hospital Municipal de Clínicas, escolas e corredores de ônibus, estamos pensando no futuro e bem-estar de nossas crianças, adultos e idosos.”

Policlínica – O local vai oferecer especialidades de neurologia, ortopedia, dermatologia, pneumologia, cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, homeopatia, acupuntura, nutrição e nefrologia. A unidade será referência para 240 mil moradores que são atendidos nas UBSs Alvarenga, Ipê, Oliveiras, União, Orquídeas, Alves Dias, Vila Marchi, Jardim Nazareth e Vila Rosa.

O espaço contará com 11 consultórios, além de sala de imobilização ortopédica e sala zen, com boxes para acupuntura. O atendimento será organizado de modo a priorizar as linhas de cuidado, como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas, paralelamente ao serviço da Atenção Básica e com equipes multiprofissionais.

Outras duas clínicas serão entregues ainda neste ano: a do Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402), que está sendo reformada e ampliada, e a Policlínica de Reabilitação (reforma), na Rua Warner, 300, no Jardim Hollywood. Esta última realiza em média 4.400 atendimentos mensais.

Reforma – O antigo prédio da UBS Alvarenga estava em condição precária, com piso avariado e problemas no sistema elétrico e hidráulico. Após a reforma, a UBS passou a ter 11 consultórios médicos, duas salas de saúde mental, sala de vacina, duas salas multiprofissionais, escovódromo, banheiros adaptados, fraldário, sala da comunidade, brinquedoteca e sala de odontologia, entre outros espaços.

A unidade tem 52 mil usuários cadastrados e é referência para os moradores dos bairros Alvarenga, Jardim Cláudia, Cantareira, Jardim Telma, Nosso Lar, Monte Sião, Vila Vitória, Sítio Bom Jesus, Esmeralda, parte do Jardim do Lago, Santa Mônica, Campestre e Parque Havaí. Na UBS são atendidos, em média, 350 pacientes por dia.

Agora, a unidade passa a contar também com cinco equipes de Saúde da Família ampliada (com cinco médicos generalistas, dois clínicos, dois pediatras e dois ginecologistas). A equipe de saúde bucal dobrou, de duas para quatro. Agora são quatro dentistas, quatro técnicos de saúde bucal e quatro auxiliares de saúde bucal.

A rede municipal de Atenção Básica passa por reformas desde 2009. Com a UBS entregue nesta quinta-feira, sobe para 32 o número de unidades entregues pela atual Administração. Além da implantação da UBS Jardim das Oliveiras, em 2009, foram reformadas e ampliadas as unidades Silvina, Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Taboão, Pauliceia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias, Parque São Bernardo, Selecta, Represa, Vila Euclides, Farina, Jordanópolis, Vila Marchi, Demarchi, União, Riacho Grande, Baeta Neves, Caminho do Mar, Vila Dayse, Ipê, Leblon e Vila Dayse.
Também foram construídas novas sedes para as UBSs Batistini e Rudge Ramos e inauguradas duas novas unidades, a do Montanhão e do Areião. As obras de reforma e ampliação da UBS Vila Rosa deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2016.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Marinho entrega 1ª Policlínica de São Bernardo e UBS ampliada no Alvarenga"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *