Maria da Penha é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira

146 0

Da Redação – O Roda Viva desta segunda-feira (26/11) promove uma entrevista com Maria da Penha Maia Fernandes, logo depois do Dia Internacional para a Violência Contra a Mulher, lembrado em 25 de novembro. Há 35 anos, a farmacêutica brasileira sofreu um atentado que a deixou paraplégica, em uma das recorrentes agressões que sofria por parte de seu marido.

Esse fato chegou até a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e foi considerado, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica. Atualmente, ela dá nome a uma das três melhores leis do mundo de acordo com a ONU, a Lei Maria da Penha, e é considerada uma das principais ativistas na luta contra a violência doméstica e no suporte às vítimas.

Decretada em agosto de 2006, a lei diminuiu em 10% os assassinatos contra as mulheres, segundo dados do Ipea. Apesar do grande avanço nestes 12 anos, apenas uma a cada três mulheres denunciam seus agressores. Isso acontece pois muitas dependem economicamente do companheiro, sentem medo de não conseguirem sustentar seus filhos e também por vergonha em relação à reação da família.

Compõem a bancada de entrevistadores Tatiane Moreira Lima, juíza auxiliar em exercício no setor de Violência Contra Criança, Idoso, Deficiente e Tráfico Interno de Pessoas; Valéria Scarance, promotora de justiça; Wânia Pasinato, socióloga; Elza Paulina de Souza, inspetora-superintendente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; Gabriela Mayer, apresentadora da Rádio Band News FM; e Mariana Kotscho, apresentadora do programa Momento Papo de Mãe, da TV Cultura.

Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Maria da Penha é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *