Márcia Lia defende adiamento das voltas às aulas presenciais em SP

425 0

Parlamentar elogiou medida do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que prorrogou em quase um mês o prazo estabelecido inicialmente

Da Redação – A deputada estadual Márcia Lia está cobrando das autoridades municipais e estaduais o adiamento do retorno às aulas presenciais nas redes particular e pública de ensino do Estado de São Paulo. Ela toma como referência a cidade de Araraquara, que reabriria as escolas municipais no dia 08 de fevereiro, mas por conta do aumento de casos e de mortes por covid-19 no mês de janeiro prorrogou o prazo de início das aulas presenciais para 01 de março.

“Faço um apelo aos nossos secretários municipais de saúde e de educação: não retomem agora as aulas presenciais! Esta decisão agora é um grande equívoco! Este não é o momento, agora não é a hora! Onde as aulas presenciais foram retomadas tivemos um grande aumento de casos de contágio e morte”, fala a deputada Márcia Lia.

A deputada lembra que o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, havia anunciado a reabertura das escolas municipais para 08 de março, de forma gradual, com até 35% dos alunos nas salas, mas voltou atrás na decisão e adiou para o dia 01 de março depois do grande aumento de casos de covid-19 na cidade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Araraquara e do Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no mês de janeiro, Araraquara registrou 24 óbitos por covid-19, nove a mais que o mês anterior. Este foi o período com mais mortes na cidade desde o início da pandemia – até então os meses mais críticos haviam sido setembro e outubro, com 17 mortes em cada mês.

Além disso, segundo levantamento da TV Globo, o Estado de São Paulo teve aumento de 37% nos casos de morte por covid-19 no mês de janeiro em comparação a dezembro e cinco dos 17 departamentos de saúde do Estado tiveram mais que o dobro de mortes por covid-19 na comparação dos dois meses.

No total, 97 cidades paulistas confirmaram pelo menos o dobro de mortes pela doença neste primeiro mês do ano, enquanto 156 municípios tiveram um quarto de aumento de óbitos.

Outro recorde do mês de janeiro foi de testagem na rede pública paulista para detecção de casos ativos do novo coronavírus – foram 337.766 aferições, 11% a mais do que em dezembro.

“Prefeitos da região e governador João Doria, que tem se mostrado tão sensível com a pandemia: adiem a volta às aulas e salvem vidas! A vacina já chegou, vamos focar nossos esforços em levar a proteção a todas as pessoas mais sensíveis e em exposição e depois debatemos a volta às aulas”, reforça a parlamentar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Márcia Lia defende adiamento das voltas às aulas presenciais em SP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *