Márcia Lia declara apoio a diretora exonerada sem justa causa em Barueri

487 0

Da Redação – A deputada estadual Márcia Lia vem a público em solidariedade à professora Suelânia Araújo Miranda, demitida na tarde de terça-feira (21) pela direção do Instituto Tecnológico de Barueri (ITB), órgão ligado à autarquia municipal Fundação Instituto de Educação de Barueri, onde ela ocupava até ontem o cargo de diretora pedagógica.

Segundo relato da docente, ela foi chamada pela diretora de gestão, Claudia Zanelato, e demitida sem justificativas. Na sequência, o superintendente Luis Antonio disse que ela deixaria um marco na escola, mas que teria de demiti-la mesmo reconhecendo a importância de seu trabalho para a unidade.

Para Suelânia, que é concursada da rede pública há 10 anos e tem um único registro de discussão verbal na unidade, a demissão é uma retaliação e medida persecutória em razão de sua postura de combate ao preconceito e em defesa da democracia.

Em seu histórico escolar no ITB, Suelânia conseguiu diminuir de 120 para 5 os recursos de pais insatisfeitos com as médias dos filhos no final do ano; a reversão de 90% dos 300 casos de médias baixas no final do primeiro trimestre do ano escolar; e a criação do Projeto Bullying e Gentileza, que foi indicado a um prêmio escolar internacional realizado na Itália.

“É um caso evidente de perseguição a uma profissional respeitada por toda comunidade escolar. Esperamos a revisão da exoneração da diretora Suelânia e, caso isso não aconteça, tomaremos as medidas judiciais cabíveis”, declara a deputada Márcia Lia, que se manifestou sobre o caso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quarta-feira (22).

APOIO

A professora conta com o apoio dos demais professores, que encaminharam ofício à superintendência da Fundação pedindo a reintegração da diretora, e dos 2,7 mil alunos, que nesta quarta-feira paralisaram as atividades na escola até que ela seja readmitida.

Em nota, os alunos declararam seu profundo respeito por Suelânia e sua gestão desde 2016. “A unidade ITB Paulista tem demonstrado excelente desempenho escolar ao longo desses anos. Inúmeros alunos, durante esse período, têm obtido notas altas nas avaliações externas, entre elas o Enem. (…) Além disso, é inadmissível desligar uma profissional que tem excelente trânsito na comunidade docente, discente e demais funcionários da escola. Queremos Suelânia de volta já”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Márcia Lia declara apoio a diretora exonerada sem justa causa em Barueri"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *