Maratona Cultural de Diadema começa nesta sexta-feira

492 0

Da Redação – A alegria e a emoção contagiaram os 1.200 artistas que estarão diretamente envolvidos na primeira edição da Maratona Cultural de Diadema, durante o pré-lançamento realizado nesta terça-feira, 31/7, no Teatro Clara Nunes, com a presença do prefeito Lauro Michels. A Maratona acontece neste final de semana, dias 3, 4 e 5 de agosto, e mais de 72 atrações artísticas serão apresentadas gratuitamente à população da cidade e região do ABC.

Na abertura, no Clara Nunes, os artistas mostraram uma prévia do que será o festival, realizando trechos dos espetáculos que vão acontecer nos três dias de evento. A Maratona será levada para 15 locais diferentes de Diadema e as atrações artísticas acontecem em praças públicas, centros de cultura, estabelecimentos comerciais e instituições. Está é primeira vez que o município realiza parcerias com setores privados da cidade (bares e shopping) para levar ações de cultura aos moradores.

“Acesso à cultura promove a convivência social, a saúde mental e nos enriquece enquanto cidadãos. A Maratona Cultural é a valorização dos nossos artistas, que terão mais uma oportunidade de apresentar os seus excelentes trabalhos. São mais de mil profissionais envolvidos no evento e tudo de graça para a população. A cena artística de Diadema nos enche de orgulho”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Iniciativa da Prefeitura e organizada pela Secretária de Cultura, a ação tem como objetivo promover difusão das artes e também dar visibilidade ao trabalho de formação que é realizado pelo Município. Um dos resultados desse trabalho é a criação da Orquestra da Nova Casa da Música, formada por 200 alunos que frequentam a escola e que foram escolhidos para compor a sinfônica por suas potencialidades.

A estreia da Orquestra acontecerá durante a Maratona, no dia 4 de agosto, às 19h, no Piso 5 do Shopping Praça da Moça.  Os integrantes vão executar repertório clássico e popular, com apresentações de trechos de obras de Beethoven e Vivaldi e canções de artistas consagrados com Michael Jackson, Steve Vai e Bruno Mars.

A Maratona Cultura de Diadema reúne linguagens diversas, entre elas dança, música, teatro, circo, artes visuais, cinema, hip hop, stand up, literatura e cultura popular. Entre as atrações, o rapper MC Will, a cantora Jane de Oliveira, o grupo Inova Samba, integrantes do Circo Escola e exposição do grafiteiro Pixote.

Outro destaque é a programação voltada para o público infantil. A Maratoninha Infantil trará a animação O Touro Ferdinando, na Praça da Moça, onde serão instaladas cadeiras e equipamento de projeção de alta resolução e som digital. Já no Centro Cultural Serraria haverá a apresentação do espetáculo Os Saltimbancos e na Casa do Hip Hop haverá batalha de breaking infantil.

“A Maratona será uma grande celebração das ações realizadas no dia a dia, pelos profissionais da cultura. Serão três dias intensos de programação. Toda equipe vem trabalhando sem medir esforços para oferecer entretenimento de qualidade para todos”, comentou o secretário de Cultura, Eduardo Minas. Dia 3 de agosto, às 19h, será realizada a abertura oficial no Teatro Clara Nunes. Para conhecer toda a programação, dias e horários dos eventos, é só acessar www.diadema.sp.gov.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Maratona Cultural de Diadema começa nesta sexta-feira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *