Mandato de Márcia Lia homenageia Unifesp em sessão solene

212 0

Universidade faz 25 anos de atividades e é referência em pesquisa em saúde

Da Redação – O mandato da deputada estadual Márcia Lia homenageou os 25 anos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em uma sessão solene realizada na sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em parceria com os deputados petistas Ênio Tatto e Teonílio Barba.

A cerimônia contou com a presença da reitora da Unifesp, Profª Drª Soraya Soubhi Smaili; do vice-reitor da Unifesp, Prof. Dr. Nelson Sass; do reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Prof. Dr. Dácio Roberto Matheus, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e da Profª Drª Marimélia Porcionatto, representando a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“A Unifesp é a maior referência dentre as universidades federais brasileiras em estudos e pesquisas em saúde, e sua excelência na área precisa ser reconhecida”, comenta a deputada Márcia Lia. “Essa atividade exalta essa história, dos seus docentes, dos seus funcionários técnico-administrativos e, principalmente, dos profissionais formados por esta instituição nestas décadas”, reforça a parlamentar.

A universidade começou sua história como Escola Paulista de Medicina, uma instituição privada, em 1933, foi encampada pelo Estado nos anos 50, oficializada como Unifespe em 1994 e passou pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais nos anos 2000. Hoje, é uma universidade especializada em ciências da saúde, tem uma das principais faculdades de Medicina e Biomedicina do País e incontáveis estudos de destaque internacional.  Dentre os centros de pesquisa e extensão mais importantes estão o Centro de Fungos e Pneumologia, o centro de técnicas de recuperação de paraplegia, os departamentos de nutrologia e psiquiatria, os núcleos de estudos em dependência química, doenças sexualmente transmissíveis e educação sexual, por exemplo.

A sessão solene na Alesp contou com depoimentos emocionantes de universitários, estudantes egressos e docentes formados pela instituição, que relataram sua relação com a instituição e sua experiência acadêmica dentro da Unifesp.

Outras autoridades acadêmicas e representantes de órgãos ligados à Educação, além de diretores de gestões anteriores estiveram na atividade ou participaram enviando seu depoimento por vídeo, abrilhantando ainda mais a cerimônia.

“Neste momento delicado vivido pelas universidades e instituições de ensino brasileiras, devido aos cortes de recursos promovidos pelo Governo Federal, precisamos ressaltar a importância da educação, do ensino, ciência, da pesquisa. Uma nação sem conhecimento, sem formação, sem intelecto é uma nação atrasada, que se submete a outras e para no tempo”, fala a deputada Márcia Lia.

Ela lembra a importância que a Educação e o Ensino Superior tiveram nos anos dos Governos Lula e Dilma, e que impactaram diretamente a Unifesp, uma das três universidades federais do Estado de São Paulo, junto com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Depois de 20 anos de desenvolvimento nesse setor, com o maior índice de abertura de universidades e salas de aula das últimas décadas, com o maior número de títulos de mestres e doutores entregues na história do Brasil, não podemos aceitar menos que isso. Pela educação, pela pesquisa científica, vamos lutar e resistir!”, finaliza Márcia Lia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mandato de Márcia Lia homenageia Unifesp em sessão solene"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *