Mais de 1,4 mil professores prestigiam o Congresso de Educação

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Texto: Kati Dias – Fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)  

Da Redação – Mais de 1.400 educadores, professores e profissionais da Educação do Grande ABC prestigiaram o segundo dia do 1º Congresso Intermunicipal da Educação, realizado nesta terça-feira (26/06), no Cenforpe, no bairro Planalto.

Organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com apoio das Prefeituras de São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de universidades parceiras, o evento incentivou a produção científica dos professores da região. Todos os 98 projetos selecionados foram apresentados juntamente com oficinas, colóquio e mesa redonda com as universidades parceiras.

O objetivo do Congresso foi o de refletir sobre as Políticas Públicas Educacionais e suas implicações na região, dando visibilidade às boas práticas desenvolvidas nas redes públicas; reconhecer e valorizar a autoria intelectual docente; analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da Educação na infância e na juventude, tendo em vista uma educação mais qualificada aos novos tempos.

O prefeito Orlando Morando, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, enfatizou a relevância do evento para a região. “Este Congresso nasceu com o intuito de discutir a Educação e apresentar as boas práticas desenvolvidas pelos professores do ABC. Seu intuito é transformá-lo em uma referência na área, incentivando o professor pesquisador a compartilhar a sua prática, bem como inspirar outros a terem o desejo de aprimorar seus conhecimentos”, afirmou.

Para a secretária de Educação, Sílvia Donnini, o evento discutiu a Educação e integrou os municípios em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos. “Estou muito feliz com o resultado do Congresso. Os professores puderam apresentar suas ações pedagógicas de maneira científica, elaborada e reflexiva, dividindo seu conhecimento com outros colegas da região, integrando, dessa maneira as boas práticas desenvolvidas em sala de aula. Em sua organização, fizemos questão de que o Congresso seguisse o rigor científico porque esperamos que, no futuro, o evento faça parte do circuito nacional de Congressos Educacionais”, disse.

BNCC – O Congresso também cedeu espaço para a discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), cujo documento define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A professora Sílvia Donnini dialogou sobre o assunto na abertura do evento, que ocorreu na última segunda-feira (25/06), enquanto Política Pública e a sua importância para o processo de equidade no Brasil.

Esta conversa também contou com Luís Carlos de Menezes, integrante do Conselho Estadual de Educação em São Paulo (CEE-SP), e consultor da Unesco para propostas curriculares; Mozart Ramos, diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna; e Almério Melquíades de Araújo, coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.

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