Mais 2.230 doses da vacina contra a Covid-19 chegam à Diadema

50 0

Doses da vacina de Oxford serão utilizadas para dar continuidade à imunização dos idosos acima de 80 anos

Da Redação – A Central de Imunobiológicos da Prefeitura de Diadema acaba de receber, nesta sexta-feira (26), a quinta grade de vacinas contra a Covid-19. Foram entregues 2.230 doses da CoviShield (AstraZeneca/FIOCRUZ), em frascos multidoses. Com mais esse lote, chega a 19.756 o número de doses recebidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a campanha.

Segundo diretrizes do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, as doses devem ser utilizadas para vacinar os idosos acima de 80 anos. Lembrando que o município ainda está vacinando os idosos de 85 anos acima que não receberam a vacinação até o momento, mediante agendamento prévio. 

“Diadema tem feito um esforço para antecipar a vacinação dos grupos prioritários mais vulneráveis, porém, devido o número limitado de doses que recebemos dos governos Estadual e Federal, ainda não é possível atender a todos como gostaríamos. Temos trabalhado para garantir mais doses e pedimos para a população continuar tomando todos os cuidados preventivos para evitar o avanço da Covid-19 na cidade. A vacina chegou, mas a pandemia ainda não acabou”, alertou a Secretária de Saúde, DraRejane Calixto.

A população idosa residente em Diadema que tenha mais de 80 anos e que não possua cadastro e/ou acompanhamento na UBS também precisa ser vacinada. A orientação dos técnicos da SMS é que um familiar, responsável e/ou cuidador do idoso procure a UBS mais próxima da residência para realizar o cadastro e o agendamento. É preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de endereço do idoso.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria orienta o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. O pré-cadastro não é um agendamento e o fornecimento das informações é opcional, mas a participação contribui na agilidade da consolidação dos registros de doses aplicadas.

Balanço de doses

Diadema recebeu anteriormente 13.046 primeiras doses, divididas em quatro grades, a saber: 4.480 doses de Coronavac unidose em 19/01, 3.440 CoviShield (AstraZeneca/FIOCRUZ) multidose em 26/01, 3.980 Coronavac multidose em 03/02 e 1.146 doses de Coronavac em 09/02. E recebeu ainda 4.480 segundas doses de Coronavac unidose em 09/02.

O local onde as vacinas estão armazenadas segue com vigilância 24h da Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio de uma parceria entre a Saúde e a Secretaria de Defesa Social. 

Vacinação em andamento

De acordo com o Boletim Epidemiológico COVID-19 de quinta-feira (25/02), a cidade já  imunizou  12.929 pessoas com a 1ª dose e 4.115 com a 2ª dose.

Além de dar continuidade à imunização dos idosos acima de 80 anos, Diadema segue convocando os trabalhadores da saúde (que atuam na rede privada e profissionais autônomos, que residem ou trabalhem em Diadema), que realizaram o cadastramento via site FormSUS ou no telefone da Vigilância Epidemiológica até o dia 16 de fevereiro.

Quem atende os critérios acima, mas perdeu o prazo deve enviar e-mail para o endereçocadastrovacinadiadema@gmail.com informando os seguintes dados: nome completo; nome da mãe; data de nascimento; e-mail para contato; telefone fixo; telefone celular; profissão; se trabalha em serviço de saúde; se possui alguma(s) comorbidade(s)/doença(s); se é gestante, puérpera ou lactante; se reside e/ou trabalha em Diadema; endereço completo de residência; tipo de estabelecimento onde trabalha; nome/razão social do estabelecimento em que trabalha; endereço completo do estabelecimento em que trabalha; UBS de referência.

O início da vacinação de novos grupos prioritários acontece de acordo com o cronograma de entrega de doses estipulado pelos governos Estadual e Federal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mais 2.230 doses da vacina contra a Covid-19 chegam à Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *