Mágino recebe secretário da Segurança da Paraíba e apresenta o Detecta

1024 0

Da Redação – O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (18), o secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Coelho Lima. A visita foi feita para apresentação do sistema Detecta e do Infocrim, ferramentas de inteligência utilizadas pela polícias paulista.

O secretário paraibano soube da importância das ferramentas de tecnologia no combate ao crime em São Paulo durante visita realizada por Mágino ao estado nordestino, em dezembro do ano passado. Na ocasião, houve uma troca de experiências sobre políticas de segurança entre as autoridades e o convite para que Cláudio Lima conhecesse as tecnologias.

Pela manhã, o secretário da Paraíba visitou o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no centro da Capital. Durante a tarde, Mágino recebeu a autoridade na sede da Secretaria da Segurança e, em tempo real, apresentou como funciona o Detecta, maior Big Data da América Latina que emite alertas de situações de crimes e integra bancos de dados policiais e de outros órgãos.

“São Paulo hoje é referência. Em relação a sistemas de tecnologia, o Detecta é o melhor que vi até hoje”, disse o secretário paraibano. Após a visita, Cláudio Lima comentou que está melhorando o centro de operações da polícia em seu estado e se mostrou interessado no sistema Detecta.

“Recebi com muita alegria a visita do meu colega. A exemplo do que ocorreu em João Pessoa, na oportunidade em que ali estive para proferir palestra na Câmara Municipal, trocamos ideias acerca da segurança de nossos Estados. Hoje apresentei ao secretário Cláudio o sistema Detecta, demonstrando as suas funcionalidades. Reiterei nosso propósito de ceder o software do programa ao Estado da Paraíba, bem como o Infocrim, ferramenta utilíssima para a combate à criminalidade. Renovamos os nossos propósitos de desenvolvermos parcerias em benefício da população”, ressaltou Mágino.

O secretário paraibano também destacou a importância da articulação entre os dois estados e apresentou ao titular da Segurança Pública de São Paulo uma ferramenta utilizada na Paraíba, o “SOS Mulher”, voltada a vítimas de violência doméstica. O “SOS Mulher” é um aplicativo de celular instalado em aparelhos entregues a vítimas que possuem medidas protetivas. O celular possui um chip de dados e localização por GPS. Caso ocorra uma situação de ameaça, a mulher aciona um botão no aparelho e a polícia recebe um alerta e envia uma viatura. Além do secretário Cláudio Lima, o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Fabiano Abrantes Vieria, também participou da visita.

Detecta – Atualmente, há 4.476 câmeras interligadas ao Detecta em pelo menos 1.895 pontos de todo o Estado de São Paulo. Desse total, há 2.462 câmeras em ao menos 961 locais da Capital. Desde 2014, o sistema possibilitou a prisão de 6.231 pessoas em flagrante, a interceptação de 4.512 veículos e a apreensão de 420 armas de fogo, em todo o Estado de São Paulo. Somente na Capital, com o uso da ferramenta, as polícias prenderam 4.205 pessoas em flagrante, interceptaram 3.120 veículos e apreenderam 283 armas de fogo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mágino recebe secretário da Segurança da Paraíba e apresenta o Detecta"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *