Luta contra Aids: São Caetano inicia Campanha Fique Sabendo 2015

523 0

Da Redação – Tire o peso da dúvida! Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul preparou uma ação fundamental, iniciada na segunda-feira (23).

O Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi) está participando da Campanha Fique Sabendo 2015, que tem o objetivo de estimular a testagem do HIV. Os testes rápidos gratuitos estão acontecendo no próprio Cepadi, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) até a próxima terça-feira (1/12).

Equipes do Cepadi e das UBSs, que trabalham com a população considerada mais vulnerável, foram treinadas para aplicar o teste de fluído oral, que consiste na coleta da saliva da gengiva e em contato com reagente dá o resultado em até 30 minutos.

“O tratamento precoce está sendo implantado gradativamente em São Caetano e, com a ajuda da Atenção Básica de Saúde e o Programa Saúde da Família, estamos aplicando testes com fluído oral, que funciona da mesma forma que o teste rápido. Isto significativa, caso seja positivo ou negativo, os dois resultados terão o devido acolhimento e aconselhamento”, explica o coordenador adjunto de DST/Aids e Hepatites Virais do Cepadi, Alexandre Yamaçake.

São Caetano trata hoje cerca de 753 pessoas vivendo com vírus da Aids. “É preciso ter em mente que quanto antes o diagnóstico melhor o resultado no tratamento”, concluiu.

Tratamento precoce – O Ministério da Saúde lançou, no fim de outubro, um novo protocolo de tratamento para pessoas com HIV. Uma das principais inovações é possibilitar que o paciente inicie o tratamento logo após a confirmação da presença do vírus no organismo. A medida amplia a qualidade de vida da pessoa em tratamento e reduz a possibilidade de transmissão do vírus, diminui também o risco de morte, infecções e outros problemas de saúde causados pelo vírus.

Mas, não se deve deixar de se cuidar só pela evolução do tratamento, que, realizado de forma precoce, reduz as chances em até 96% de transmissão do vírus. É preciso continuar se prevenindo, sobretudo, com o uso de preservativos. As camisinhas podem ser retiradas gratuitamente no Cepadi, em qualquer UBS de São Caetano e na recém-inaugurada Farmácia no Parque, que funciona aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica).

Cepadi – A unidade realiza orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites virais, oferta de exames de sorologia e tratamento aos pacientes de HIV, sífilis e hepatites B e C e doenças sexualmente transmissíveis. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4229-0255/3020.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Luta contra Aids: São Caetano inicia Campanha Fique Sabendo 2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *