Luiza Romão convida Slam Diversos e Bicha Poética no Sesc Belenzinho

218 0

Misturando a batalha de rimas com intervenções musicais, entrevista e performance poética, evento acontece no dia 21 na Comedoria da Unidade

Da Redação – Ao longo do segundo semestre de 2019, o Sesc Belenzinho desenvolve o Mescla Poética, projeto literário de poesia falada que fomenta o intercâmbio entre artistas das diferentes regiões do Brasil. Em novembro acontece o encontro do Slam DiVersos (SP), que recebe a Bicha Poética (CE). O evento é gratuito e será no dia 21 de novembro de 2019, quinta-feira, às 20h, na Comedoria da unidade.

Cada encontro conta com um “slam-anfitrião” (de São Paulo) e um “slammer convidado” (de fora de São Paulo), além da mestre de cerimônias Luiza Romão. A batalha mistura poesia, intervenções musicais (com um DJ), entrevista com o convidado (entre as rodadas) e performance.

Com curadoria da atriz e slammer Luiza Romão, o projeto de Poetry Slam [batalhas de poesias originadas em Chicago (EUA), em 1980], vai além da competição e funciona também como uma forma de mapear e conectar os grupos, explorando a diversidade estética e geográfica dos Slams.

O Slam DiVersos apresenta dentro da mesma competição três formatos distintos de batalha. Na primeira rodada, só valem poesias curtinhas (de até 10 segundos); na segunda, poemas de amor (de até 3 minutos) e na terceira, liberdade de temas e de cronômetro.

Poete, performer, produtore e multi-artviste, Bicha Poética é a identidade artística-cultural e performática, do alter ego de um artista negro, não binárie e hoje é um importante nome para a cena literária e LGBTQI+ do Ceará. Nascide na periferia do interior cearense (Sobral), u artista começou a utilizar a poesia oral como instrumento de luta e de sobrevivência.

Assim como nos saraus mais tradicionais, a ideia do slam é democratizar a poesia, tendo como ponto de partida um jogo cênico em que a torcida, a emoção e o senso de participação façam parte do encontro, com o público como jurado. Entre os temas das batalhas estão os dramas cotidianos, como a homofobia, o racismo, o machismo, preconceito, a violência, entre outros temas.

Luiza Romão é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e pela Escola de Arte Dramática (USP). Tem dois livros publicados, Coquetel Motolove (2014) e Sangria (2017) que a levou a diversos estados e países da América Latina, como Ceará, Rio de Janeiro, Argentina, Uruguai e Porto Rico. É campeã em diversos Slams de São Paulo e em 2014 chegou à vice-colocação no SLAM BR. Luiza ainda atua como palestrante, agitadora cultural e mestre de cerimônias.

Serviço- Mescla Poética, com Slam DiVersos e Bicha Poética, na quinta-feira (21), às 20h, na Comedoria (650 lugares). Inscrições: Grátis mediante retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência. Recomendação etária: 18 anos. Duração: 120 minutos, no Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000. Belenzinho – São Paulo (SP) – Telefone: (11) 2076-9700 www.sescsp.org.br/belenzinho

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Luiza Romão convida Slam Diversos e Bicha Poética no Sesc Belenzinho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *