Luiz Roberto Alves receberá hoje o título de Cidadão São-bernardense

408 0

Da Redação – Num momento crucial da história do País, no qual a Educação está no centro dos debates e manifestações, o professor Luiz Roberto Alves, um dos principais educadores e intelectuais com atuação no Grande ABC e nacional, receberá o título de Cidadão São-bernardense nesta segunda-feira, dia 3 de junho, às 19h, em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro, São Bernardo do Campo- São Paulo).

O decreto legislativo de concessão do título de Cidadão São Bernardense ao professor é de autoria do vereador José Luis Ferrarezi (PT), e foi aprovado pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em março de 2018.

Luiz Roberto Alves nasceu em 1947, na pequena cidade de Murutinga do Sul, na região de Andradina, no interior de São Paulo.  Mas residiu em São Bernardo do Campo por mais de 25 anos, tendo sido secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes entre 1989 e 1992.

Em São Bernardo do Campo foi professor de várias escolas, como a tradicional Escola Estadual João Ramalho, e foi diretor da Escola Estadual Lauro Gomes, no bairro Rudge Ramos. Além desta vinculação com a cidade, há mais de 30 anos Luiz Roberto é professor e pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo, sediada em São Bernardo, já tendo sido vice-diretor geral da Instituição.

Alves é professor livre docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde já obteve os títulos de mestrado e doutorado em letras. O professor também desenvolveu estudos de pós-doutorado nas Universidades de Roma e de Florença, ambas na Itália.

Na região do ABC, também foi secretário municipal de Educação e Cultura de Mauá (2001-2003).  Alves têm livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior, entre eles a obra “Contos e Casos Populares”, com o educador Paulo Freire. O professor também é um dos fundadores do Projeto e do Movimento Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo e participou na década de 1980, das discussões pela criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre os anos de 2012 e 2016, Luiz Roberto Alves foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE)- principal órgão formulador e deliberativo sobre as políticas públicas de educação do País, onde presidiu a Câmara de Educação Básica e foi Vice-Presidente do Conselho (2014-2016).

O professor, de 72 anos, tem 3 filhos e 1 filha, entre eles o advogado Ariel de Castro Alves, conhecido pela atuação estadual e nacional na defesa dos direitos da infância e juventude.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Luiz Roberto Alves receberá hoje o título de Cidadão São-bernardense"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *