Luiz Marinho empossa os novos conselheiros de saúde

759 0

Da Redação – “Nosso maior desafio é tornar a rede de saúde municipal ainda melhor. Houve um grande avanço a partir de 2009 e agora queremos avançar ainda mais”. A afirmação é do conselheiro de saúde, representante dos moradores, Valter Alves Martins, que tomou posse no Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo, na segunda-feira (14). O evento, que ocorreu no Teatro Cacilda Becker, contou com a presença do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e dos secretários Tarcísio Secoli (Serviços Urbanos e Coordenação Governamental) e Odete Giraldi (Saúde).

Com caráter deliberativo, o conselho tem como principais objetivos a avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e ações de saúde, em sua área de abrangência. O mandato dos conselheiros eleitos para o biênio 2016/2017 tem início a partir da posse. No total, tomaram posso 24 conselheiros titulares e 24 suplentes, sendo que no primeiro caso são 12 representantes da população, seis de trabalhadores de saúde e seis de gestores e prestadores. No conselho de gestores, a composição conta com representantes de associação de moradores, movimentos sociais, patologia e deficiência, sindicatos, aposentados.

O prefeito agradeceu a participação dos conselheiros que estão concluindo a função neste ano. “Vocês nos ajudaram a construir o Sistema Único de Saúde em São Bernardo, com as reformas e construção de novas unidades. Algo que não existia aqui até 2009”, destacou.

Todas as políticas e ações  implantadas na rede municipal de saúde são aprovadas no Conselho, que tem caráter deliberativo. Até 2009, São Bernardo não possuía um conselho representativo, o que dificultava parcerias com o Ministério da Saúde, já que uma das exigências do governo Federal é que os conselhos estejam ativos e participantes.

O secretário de Serviços Urbanos lembrou que uma das marcas da atual administração é chamar a sociedade civil para participar das decisões do governo municipal. “Criamos os conselhos de Orçamento, da Cidade, da Criança e Adolescente, entre outros. Essa participação cidadã é meta e diretriz da nossa gestão”, lembrou.

Já a secretária de Saúde disse que se antes, os desafios do Conselho eram aprovar as reformas necessárias na rede municipal de saúde, agora os novos conselheiros têm o desafio de deixa-la mais humanizada. “As pessoas não estava acostumadas a serem cuidadas. Hoje elas sabem que esse é um direito delas. Hoje nossa discussão é tornar o atendimento cada vez mais qualificado”, destacou.

A partir de fevereiro, os novos conselheiros irão participar curso de capacitação, que é uma espécie de oficina, que ocorre nas unidades de saúde e é aberta a população.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Luiz Marinho empossa os novos conselheiros de saúde"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *