Luiz Marinho é eleito presidente do Conselho Metropolitano

375 0

Da Redação – O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi eleito nesta segunda-feira (23) o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. Ao assumir a liderança do órgão, Marinho defendeu a necessidade de uma governança inovadora, por meio de uma discussão profunda com participação da sociedade civil, articulando uma visão estratégica para a metrópole para as próximas décadas.

“Precisamos construir uma expressiva capacidade para gerir nossa agenda metropolitana, com base na cooperação entre os atores sociais e organismos políticos da região, e construir estímulos que fortaleçam os elos de cooperação e confiança entre os governos que hoje representamos”, afirmou o prefeito de São Bernardo.

Em relação à elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), Marinho classificou como urgente a definição de uma integração modal e tarifaria do transporte coletivo em escala metropolitana. Também citou a necessidade de avanço em temas críticos como macro e microdrenagem, preservação dos mananciais, segurança hídrica, enfrentamento à mudança climática, redução de riscos, política habitacional e segurança urbana. Além disso, defendeu que é preciso estruturar um plano de desenvolvimento econômico que viabilize “a configuração de um ambiente metropolitano de inovação, envolvendo redes e aglomerações empresariais, assim como as principais universidades presentes na Região Metropolitana”.

Entre os desafios para viabilizar a agenda metropolitana, Marinho citou o levantamento de recursos financeiros. “Precisamos avançar muito rapidamente no tema do financiamento das políticas metropolitanas, seja para termos um suporte institucional de caráter técnico, a serviço de toda a Região Metropolitana, seja para viabilizarmos investimentos em projetos estruturantes e de alto impacto em todos os nossos campos de atuação. Nesse sentido, teremos que obrigatoriamente discutir a participação dos entes federados nas estruturas e instancias da governança, bem como a contribuição proporcional de cada cidade e do governo estadual”.

O novo presidente do Conselho Metropolitano ressaltou a necessidade de uma governança interfederativa, conduzida de forma compartilhada entre Estado, municípios e sociedade civil, com capacidade técnica e legitimidade política para formular projetos estratégicos e transformadores no curto e no longo prazo.

Ao fim do discurso, Luiz Marinho classificou a eleição desta segunda-feira também como um marco institucional para o Consórcio e para a Prefeitura de São Bernardo do Campo. “Pela primeira vez, uma cidade distinta da capital assume a presidência do Conselho Metropolitano. Pela primeira vez, um consórcio público assume um papel ainda mais protagonista nessa construção, ao lado dos demais consórcios públicos de toda a Região Metropolitana, se apresentando como um importante suporte político e técnico nesse processo”, afirmou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Luiz Marinho é eleito presidente do Conselho Metropolitano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *