Livro revela acervo e detalhes inéditos da vida de Ayrton Senna

964 0

Da Redação – São muitas as memórias deixadas por Ayrton Senna, seja para quem acompanhou e torceu pelo maior piloto de Fórmula1 que o Brasil já teve, seja para entusiastas do automobilismo que só conheceram a trajetória do esportista postumamente. As maiores referências estão em seus feitos nas pistas. No entanto, um acervo de lembranças concretas também guarda muitas histórias de Ayrton entre capacetes, macacões, livros e troféus.

Sob os cuidados da família e do Instituto Ayrton Senna, esses “tesouros” do piloto – até então pouco conhecidos ou inéditos– agora estarão ao alcance de todos os seus admiradores. Não, não falamos apenas do capacete amarelo ou do tradicional macacão vermelho. Em “100 Senna”, livro lançado pela editora Arte Ensaio em parceria com o Instituto e organizado pelo escritor Celso de Campos Jr.,100 objetos relativos à vida pessoal e profissional do piloto são retratados em mais de 300 páginas, acompanhados por fotografias da vida e da carreira de Ayrton Senna.

“Muitas das imagens, bem como as histórias dessas peças, são trazidas a público pela primeira vez”, explica o autor, que se base ou em entrevistas exclusivas com dona Neyde, mãe do piloto, para escrever os textos que acompanham cada foto. “São objetos que fizeram parte da vida do ídolo e que ajudam a explicar todos os capítulos de sua trajetória, da infância à maturidade, da incerteza ao estrelato”, completa Celso de Campos Jr.

Informações inéditas e fotos raras de momentos significativos dentro e fora das pistas fazem parte da viagem sem precedentes ao universo particular de Senna. Em suas entrevistas, dona Neyde abordou a origem do apelido “Beco”, o começo no kart depois de muito atazanar o pai, a escolha do capacete amarelo, a mudança para a Inglaterra aos 20 anos e a trégua e aproximação de Alain Prost – maior adversário nas pistas e inimigo pessoal por longos anos.

Cada uma das conquistas mais relevantes e os momentos-chave da carreira estão relatados — até a triste e precoce corrida final, trecho ilustrado pelo relógio guardado pela mãe que Senna usava no dia do trágico acidente que abreviou sua história.

Há ainda memórias que revelam aspectos muito pessoais como,por exemplo, a fé inabalável do piloto, que o fez dedicar algumas de suas vitórias à intervenção divina. Celso de Campos Jr. conta, a partir da conversa com dona Neyde, que na noite anterior à corrida em Imola, onde ocorreria o acidente fatal, Ayrton ligou para a mãe para que ela o ajudasse a entender o significado do Salmo 81, que havia aberto na Bíblia que carregava sempre consigo. Juntos, leram a passagem e discutiram a interpretação, em uma conversa que poderia se estender por toda a noite, não fosse a corrida na manhã seguinte.

“Essa obra é especial, pois conta aspectos relevantes da vida do Ayrton que jamais haviam sido revelados. São momentos marcantes que mostram a dedicação intensa que ele tinha e tudo que enfrentou para se tornar um grande herói nacional. Além disso, o livro ajuda a perpetuar o legado do nosso tricampeão. Foi a partir de um sonho dele de oferecer uma vida melhor ao povo brasileiro que surgiu o Instituto Ayrton Senna, que hoje beneficia anualmente cerca de 2 milhões de crianças e jovens com educação pública de qualidade”, diz Bianca Senna, diretora de Branding da organização e sobrinha do piloto.

A obra, que teve apoio também da XP Investimentos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Rio De Janeiro, tem lançamento previsto para novembro estará disponível nas melhores livrarias do país, com duas opções de capa, para deleite dos admiradores de Ayrton Senna do Brasil.

Manuela Martins, do marketing da XP Investimentos, explica que a XP Investimentos e o Instituto Ayrton Senna possuem uma relação de longa data. “Acompanhamos o trabalho do instituto sempre pautado na seriedade e no forte objetivo de transformar o futuro através da educação e do conhecimento, valores dos quais compartilhamos. Por isso, foi um grande prazer e orgulho apoiar um projeto que eterniza uma trajetória de batalhas e sucesso do ícone Ayrton Senna. Sua história de conquista é uma grande inspiração para a XP, que também acredita no Brasil e segue com persistência o ideal de buscar fazer o melhor”, finaliza a executiva.

Confira um trecho do livro: “Ayrton buzinou, buzinou, mas buzinou tanto nos ouvidos do pai que seu Milton, talvez para se ver livre daquela ladainha, decidiu atender às súplicas do filho e construir o kart que ele tanto pedia. Não era propriamente um modelo para competições, mas o 007 confeccionado na metalúrgica Universal, com motor dois tempos, semelhante ao de um cortador de grama – curiosamente montado por um médico amigo da família, o Dr. Passos, fanático por mecânica –, estava mais do que bom para acelerar na pista inacabada da futura Marginal Tietê, invadida pela turma da velocidade nos finais de semana. Entretanto, o que deveria ser apenas uma brincadeira foi tomando ares mais sérios. O menino tinha mesmo jeito para a coisa. E assim, no início da década de 1970, ganhou dos pais um kart profissional. Para acompanhar o bó ;lido, precisava escolher um capacete. Dentre todas as cores… Amarelo.”

Sobre o autor Celso de Campos Jr. é jornalista e historiador. Nascido em São Paulo em 1978, é autor dos livros: “As joias do Rei Pelé”; “Adoniran, uma Biografia”; “1942: O Palestra vai à guerra” e “Nada mais que a verdade: a extraordinária história do jornal Notícias Populares”, entre outros. Como jornalista teve seus textos publicados em diversos veículos, como Veja, Diário Popular e Folha de S. Paulo.

Arte Ensaio A Arte Ensaio é uma editora que fomenta e produz projetos de arte e literatura. Em seus 20 anos de atuação, já publicou mais de 100 livros de segmentos e assuntos variados. Em 2015, foi finalista do Prêmio Jabuti em duas categorias. Sua coleção “Grandes Poemas em Boca Miúda” recebeu menção Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, na categoria Poesia. Entre os principais títulos publicados estão “Tenho apetite de almas – uma fotobiografia de Nélida Piñon”, BRAZILYORKERS, Backstage, Projeto Carol Buffara e a biografia da atriz Marília Pêra. www.arteensaio.com.br

Lançamento do livro ao público: 11/11/2015 – às 19h na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Livro revela acervo e detalhes inéditos da vida de Ayrton Senna"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *