Livro reúne casos de políticas educacionais brasileiras

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Da Redação – ‘O que podemos aprender com casos reais de implementação?’ Os pesquisadores Danilo Dalmon, Caetano Siqueira e Felipe Braga partiram desse questionamento para a condução dos seis estudos de caso que compõem o livro Políticas educacionais no Brasil, lançado em São Paulo.

Publicado pela SM Educação, a obra tem o apoio da Fundação SM, Instituto Natura, Fundação Lemann e Instituto Unibanco. O projeto elegeu, analisou e registrou seis experiências reais de políticas educacionais, implementadas no Rio de Janeiro (RJ), entre 2009 e 2014; em Belo Horizonte (MG), entre 2009 e 2013; em Florianópolis (SC), entre 2008 e 2014; no Amazonas, entre 2006 e 2012; em Sobral (CE), entre 1999 e 2003; e em Goiás, entre 2010 e 2012. Para compor as análises, os organizadores consideraram os pontos de vista de diversos atores.

Além do livro, o projeto conta com uma plataforma digital, que disponibiliza conteúdo para download.

Inspirado no livro The Redesign of Urban School Systems: Case Studies in District Governance, de Donald R. McAdams e Dan Katzir (Harvard Education Press, 2013), o projeto pretende “contribuir para a melhoria da formação de lideranças na educação pública brasileira”, além de “disseminar a metodologia de ensino com estudos de caso”, segundo os organizadores.

Para Dan Katzir, professor da Escola de Pós-Graduação em Negócios da Universidade de Stanford, que incentivou os organizadores, o livro apresenta as histórias dos “desafios enfrentados em redes de ensino de municípios e estados brasileiros, abordando também as soluções implementadas.

Tomadas em conjunto, a mensagem que passam é universal e ressoará para muitas pessoas: a história de um país na busca por uma educação equitativa e excelente para todas as suas crianças”.

Além da orientação de Katzir, o projeto contou com o apoio técnico de um Conselho para a escolha e enfoque dos casos. Entre os especialistas que formaram o Conselho estão Pilar Lacerda (diretora da Fundação SM), Cleuza Repulho (consultora em Educação) e Ricardo Henriques (superintendente do Instituto Unibanco).

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