Livro Alimento, Movimento & Alma descomplica nutrição funcional

517 0

Da Redação – A alimentação é sempre o ponto de partida para quem quer ou precisa mudar de vida. Da autoestima ao tratamento de problemas de saúde, é uma das ferramentas mais eficazes na busca por equilíbrio. O sucesso, porém, está no domínio do que cada fruta, grão e vitaminas podem fazer a nosso favor. Justamente a proposta do livro Alimento, Movimento & Alma, lançamento da SESI-SP Editora.

Projeto da nutricionista funcional Lucyane Crosara, especialista em nutrição funcional e fitoterapia funcional, com colaboração da chef Ana Vitória Fonseca, Lucyane elencou receitas que despertam o paladar e a consciência, valorizando a comida de verdade, natural, com o mínimo de industrializados, acompanhadas por um material explicativo rico e esclarecedor sobre seus efeitos e benefícios.

A divisão é bem dinâmica. Logo de entrada o leitor recebe a informação de que cuidar da alimentação é fundamental e não tem nada de complicado. Um registro com linguagem leve sobre o conceito funcional e como é possível usar o que se tem em casa para compor uma refeição que não só vai saciar a fome, mas ajudar na prevenção de vários tipos de distúrbio. “A ideia é mostrar que não é algo impossível. Qualquer pessoa pode fazer e só traz bons resultados”, afirma Lucyane.

São onze capítulos direcionados, compilados sobre muito estudo, e que tratam de pontos importantes para a saúde da mulher, do homem, da criança e do adolescente, respeitando as diferenças e peculiaridades de cada gênero e fase. Destaque para áreas pouco comentadas em outros títulos culinários, como o plano funcional anti-câncer, e sugestões de petiscos saborosos e nutritivos, mas que passam longe das usuais bombas de caloria e gordura.

Outro aspecto interessante é que o livro também traz as melhores receitas de família na versão funcional. Estrogonofe, fricassê, galinhada, manjar e muitas outras. Aquela coisa de mãe, de avó, de garotada reunida em volta da mesa no domingo, mas sem a preocupação de que um ou outro prato pode fazer mal no futuro. “Além de ser gostoso, tem a questão do incentivo a cozinhar e aprender juntos, tirando do funcional o estigma de sem gosto e sem graça”, finaliza a nutricionista.

O projeto gráfico do livro torna a experiência ainda mais envolvente: belas fotos trazem a gastronomia como verdadeira protagonista, num realismo onde a fumaça dos pratos é quase tátil e as cores vibrantes dos legumes e temperos acionam os gatilhos do apetite de maneira imediata. É bonito de ver, absorver e sugestivo a praticar.

“Alimento, Movimento & Alma – Receitas funcionais para seu dia a dia”, chega no momento em que é sabido que o brasileiro come muito mal. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013 pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as pessoas procuram refeições não saudáveis por serem mais práticas na rotina corrida. O que leva ao excesso de peso de um em cada dois adultos e de uma em cada três crianças. Além disso, aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possuem pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) decorrente da má alimentação.

Sobre a autora: Lucyane Crosara é nutricionista, especializada em nutrição funcional e fitoterapia funcional. Tem formação em Noções Básicas de Antroposofia Aplicada à Saúde e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Faz o que chama de Nutrição Integrada onde foca não só o corpo, mas também a mente e o espírito, conciliando conhecimentos nutricionais com terapias complementares. Mora em Uberlândia, MG, onde clinica e ministra cursos de gastronomia funcional.

Ficha Técnica – Coleção: Alimente-se Bem
Autor: Lucyane Crosara
ISBN: 978-85-8205-654-7
Ano: 2015
Páginas: 300
Capa: capa dura
Formato: 19,5cm X 27,0cm
Preço: R$ 110,00

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Livro Alimento, Movimento & Alma descomplica nutrição funcional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *