Leitura de graça para incentivar bons hábitos e comemorar o Dia do Livro

627 0

Ações nos Transportes Metropolitanos contam com livros em formato digital e bate-papo sobre a importância da leitura

Da Redação – As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) promovem um conjunto de ações para comemorar o Dia Nacional do Livro (29/10). O objetivo da ação é conscientizar os passageiros sobre a importância da leitura para estimular a criatividade, contribuir com o crescimento do vocabulário e melhora na escrita. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a “distribuição” dos livros será feita pelo formato digital.

CPTM – A 15ª edição do Projeto Livro Livre acontece por meio virtual neste ano. A ação é uma parceria com a Abrinq, Senac, Letraria Cultural e FLIGRAJ. Os visitantes terão acesso a fotos e vídeos com material composto por contação de histórias infantis, dicas de leitura e interações lúdicas. A Abrinq disponibilizou a atividade “Brincar Juntos”, um livro de ilustrações para colorir, labirinto, jogos dos 7 erros, caça-palavras, entre outros, para crianças. O projeto fica disponível entre os dias 27 e 30 de outubro. O ambiente online do Livro Livre pode ser acessado no endereço:
http://www.cptm.sp.gov.br/a-companhia/Livro-Livre/Paginas/default.aspx.

Metrô – Um bate-papo virtual sobre o poder de transformação da leitura ocorrerá na próxima quinta-feira (29), em homenagem aos 48 anos da Biblioteca Neli Siqueira, do Metrô, e ao Dia Nacional do Livro. A conversa contará com a participação da bibliotecária Aline Petelin, da Biblioteca Mário de Andrade, e com o Pedro Cruz, fundador do clube de leitura LGBTQIA+ ‘Escritas Diversas’. O encontro será às 10h, pelo link http://abre.ai/aleituraevoce. Pelo celular é necessário ter o aplicativo TEAMS instalado e uma conta Microsoft, já no computador não é obrigatório, as pessoas podem participar anonimamente, com comentários e perguntas aparecendo da mesma forma.

Também na quinta-feira, acontece o Clube de Leitura do Metrô. O livro escolhido para o mês de outubro é ‘A Pequena Caixa de Gwendy’, dos autores Stephen King e Richard Chizmar. Os debates acontecem mensalmente na última quinta-feira do mês às 16h. Para participar é preciso ter instalado o aplicativo TEAMS. Os interessados em receber a agenda completa do clube podem enviar um e-mail ao endereço: clubedaleitura@metrosp.com.br .

O Metrô também incentiva a leitura gratuita do audiolivro, Pó de Pirlimpimpim, última história da obra Reinações de Narizinho, escrita por Monteiro Lobato. A obra está disponível no site da Linha da Cultura e para fazer o download é só visitar a página (http://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/358-linha-literatura/779-tlout) e aplicar o cupom SERCRIANCA.

Ainda, em parceira com a editora A Recreativa, o projeto ‘Ativamente’ promove o exercício da habilidade lógica com cruzadinhas e passatempos online. O conteúdo da revista pode ser encontrado no endereço: http://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/358-linha-literatura/802-recreativa-app e também fotografando o QR Code nas estações Sé, Tatuapé, Paraíso, Clínicas, Luz, Santana, Corínthians-Itaquera, Santa Cecília, Sacomã, Chácara Klabin, Brás, Vila Prudente, Jardim São Paulo e República.

ViaQuatro e ViaMobilidade – As concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás apoiam o projeto Clube de Leitura Digital, da TocaLivros. Durante a semana, vídeos informativos serão exibidos nos monitores dos trens e estações das linhas com QR Code para download de audiolivro infantis aos passageiros. Além disso, é incentivada a utilização da plataforma digital que disponibiliza acesso gratuito a mais de 40 títulos, por meio do site http://clubedigital.tocalivros.com/ .

Leitura no Brasil – Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o brasileiro lê em média cinco livros por ano. Também foi apontado que o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019, uma das causas apontadas é a utilização das redes sociais para distração no tempo livre.

Dia Nacional do Livro – Celebrado no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro é uma homenagem à Biblioteca Nacional do Brasil, fundada nesse mesmo dia em 1810, com a mudança do acervo da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Serviço

CPTM
15ª Edição do Projeto Livro Livre
Data: 27 a 30/10
Acesso online: http://www.cptm.sp.gov.br/a-companhia/Livro-Livre/Paginas/default.aspx

Metrô
– Bate-papo virtual sobre caráter transformador da leitura com a Aline Petelin e Pedro Cruz
Data: 29/10
Horário: 10h
Acesso online: http://abre.ai/aleituraevoce

– Clube de Leitura do Metrô
Data: 29/10
Horário: 16h
Acesso online: http://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/linha-da-cultura/358-linha-literatura/737-clube

– Audiolivro gratuito de ‘Pó de Pirlimpimpim’, escrito por Monteiro Lobato
Voucher: SERCRIANCA
Acesso online: http://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/358-linha-literatura/779-tlout

– Projeto Ativamente, revista digital com cruzadinhas e passatempos
Acesso online: http://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/358-linha-literatura/802-recreativa-app
QR Code disponível nas estações: Sé, Tatuapé, Paraíso, Clínicas, Luz, Santana, Corínthians-Itaquera, Santa Cecília, Sacomã, Chácara Klabin, Brás, Vila Prudente, Jardim São Paulo e República.

ViaQuatro e ViaMobilidade
Disponibilização de audiolivros infantis do projeto “Clube de Leitura Digital”
Local: Monitores de trens e estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás
Acesso online: http://clubedigital.tocalivros.com/

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Leitura de graça para incentivar bons hábitos e comemorar o Dia do Livro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *