Lei que proíbe valor mínimo para compras com cartão está em vigor e vale para todo o Estado

747 0

Da Redação – Já está em vigor em todo o Estado de São Paulo a Lei nº 16.120/16, que proíbe aos estabelecimentos comerciais a exigência de valor mínimo para compras pagas com cartão de crédito ou débito. Esta prática já vinha sendo coibida pelo Procon de São Caetano com base nos preceitos do Código de Defesa do Consumidor, que classificava a conduta como abusiva.

Com a nova lei não há mais a possibilidade de questionamento. Ela estabelece que “é vedado aos estabelecimentos comerciais no âmbito do Estado a exigência de valor mínimo para compras e consumo com  cartão de crédito ou débito”. Assim, não pode ser exigido para qualquer compra, de qualquer produto, um valor mínimo para o pagamento com cartão de crédito ou débito.

“Se o comerciante aceitar como forma de pagamento cartões de crédito ou débito, deverá aceitá-los para toda e qualquer compra independente de seu valor”, explicou a diretora do Procon de São Caetano, Aline de Cássia Anaya. Os comerciantes não são obrigados a aceitar o pagamento com cartões, desde que a regra seja aplicada a qualquer valor, mas esta informação deve constar em aviso de fácil acesso a qualquer pessoa.

“Ou seja, ele deve prestar informação de forma clara e precisa ao consumidor”, destacou a diretora do Procon sulsancaetanense. “A nova lei facilitará o trabalho do Procon, uma vez que não deixa dúvidas quanto à ocorrência da infração. Para o consumidor também ficará mais fácil lutar por seus direitos”, avaliou Aline de Cássia Anaya.

O comerciante que descumprir a lei está sujeito à aplicação de multa com fundamento nos artigos 56 a 60 do Código de Defesa e Proteção do Consumidor. Caso você enfrente ou presencie uma situação de negativa de pagamento com cartão crédito ou débito em razão do valor da compra, denuncie ao Procon de São Caetano. O órgão realiza atendimento ao público no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados (com limitação de dez senhas), das 8h às 10h30. O telefone para informações é 4227-7726.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Lei que proíbe valor mínimo para compras com cartão está em vigor e vale para todo o Estado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *