Juliana Gomes dos Santos conquista índice olímpico nos 3.000 m com obstáculos

752 0

Da Redação – Juliana Paula Gomes dos Santos está qualificada para a sua primeira disputa olímpica. A fundista venceu neste sábado (28/5/2016) o Meeting de Oordegem, na Bélgica, com o tempo de 9min39s33, e se tornou a 13ª integrante do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA a conquistar índice para a competição – o número não inclui os velocistas que integrarão os revezamentos 4×100 m e 4×400 m. Marílson Gomes dos Santos, marido de Juliana, já está oficialmente convocado para a disputa da maratona, assim como Mário José dos Santos Júnior, da marcha de 50 km.

A marca conquistada por Juliana, abaixo do índice olímpico (9min45), também é o novo recorde brasileiro e sul-americano da prova – a corredora superou o resultado de Sabine Letícia Heitling (9min41s22) conquistado em 25 de julho de 2009. Com o tempo conquistado na Bélgica, a fundista também melhorou muito sua melhor marca pessoal na prova: seu melhor tempo era 9min55s92, conquistado em Rehlingen (Alemanha), em 2015.

O técnico de Juliana, Adauto Domingues, estava confiante que a fundista conquistaria o índice com base nos seus treinos e últimos resultados. No Campeonato Ibero-Americano, realizado no Rio há uma semana, ela venceu os 3.000 m rasos em 9min03s11.

“Era um resultado esperado pelos treinos que ela vinha fazendo. A Juliana tinha uma dificuldade com os obstáculos, com o fosso, e não estava saindo um fim de prova rápido. Mas finalmente ela encaixou uma prova. Hoje conseguiu correr a penúltima e última voltas rápidas – o Marílson (que acompanha Juliana na Europa) me passou os tempos e a prova saiu muito bem. Ela tinha feitos treinos que mostravam isso, mas faltava encaixar esse fim de prova rápido”, disse Adauto.

A conquista do índice premia o trabalho de Adauto e Juliana, que apostaram em uma mudança no programa de provas da corredora desde que ela retomou a carreira – em 2011, ela deu à luz Miguel, fruto do casamento com Marílson. Juliana migrou das provas de meio-fundo (800 m e 1.500 m), nas quais se destacava como a melhor atleta do país, com sucesso. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, conquistou a medalha de ouro nos 5.000 m com pouco tempo de treino.

Adauto Domingos foi um dos principais corredores brasileiros dos 3.000 m com obstáculos – conquistou o bicampeonato da prova em Jogos Pan-Americanos (em Indianápolis/1987 e Havana/1991). E, agora, comemora o êxito da pupila na distância que o consagrou. “Até hoje eu não tinha um atleta que havia começado a correr os 3.000 m com obstáculos comigo. Fico feliz, não porque era a minha prova, mas sim porque fui eu que convenci ela a correr a prova. A primeira vez que eu falei com ela sobre essa possibilidade eu quase apanhei (risos). Mas eu achava que ela tinha potencial.”

Juliana disputou os 3.000 m com obstáculos para valer, pela primeira vez, em abril de 2015. “Participei de um torneio da FPA e corri 9min59s09. Por ser a primeira vez, por nunca ter passado um obstáculo, nem um fosso, todo mundo falou: ‘É a sua prova'”, disse. “Era o sonho da vida do Adauto que eu corresse (a prova), ele só falava bem. Um dia assisti uma prova e falei: ‘Adauto, vou fazer. Vou fazer por você’. Fiz e gostei”.

Confira os atletas com índice olímpico do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA:
Lutimar Abreu Paes – 800 m
Thiago do Rosário André – 1.500 m
Augusto Dutra – salto com vara
Júlio César de Oliveira – lançamento do dardo
Darlan Romani – arremesso do peso
Luiz Alberto de Araújo – decatlo
Marílson Gomes dos Santos – maratona
Mário José dos Santos Júnior – marcha 50 km
Jailma Sales de Lima – 400 m
Juliana Paula Gomes dos Santos – 3.000 m com obstáculos
Fabiana Murer – salto com vara
Keila Costa – salto triplo e salto em distância
Fernanda Borges – lançamento do disco

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Juliana Gomes dos Santos conquista índice olímpico nos 3.000 m com obstáculos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *