Jovens pesquisadoras de São Bernardo estudam impressões digitais

71 0

Mostrabot é um projeto da Equipe de Robótica da Fundação Liberato, realizadora da Mostratec

Da Redação – Devido à pandemia, o evento que reúne estudantes de todo o Brasil acontece em plataforma on-line exclusiva de 09 a 11 de dezembro e tem uma programação diversificada voltada à área científica.

Dos 237 trabalhos apresentados na 35ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, um é de São Bernardo do Campo. O projeto é “Detecção de impressões digitais latentes através de uma matriz híbrida de Disprósio e Sílica”.

A Mostratec Virtu@l acontece de 09 a 11 de dezembro e pode ser acessada no endereço: www.mostratec.com.br. As estudantes de São Bernardo do Campo (SP) se chamam Sofia Sena Tavares, Beatriz Tuneca e Beatriz Lucena Tavares e são do ETEC Lauro Gomes.

A Mostratec, realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo/RS, é a maior do gênero na América Latina e nesta edição reúne 237 trabalhos de estudantes de 18 estados brasileiros e projetos de 12 países voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam os temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa.

A Mostratec tem parceria com o Governo do Rio Grande do Sul e patrocínio de marcas relevantes como: Banrisul, CNPq, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio da APM da Liberato, Sulgás, SBPC e Prefeitura de Novo Hamburgo.

Os prêmios e incentivos educacionais que serão concedidos na mostra são da APM da Liberato, SINTEC/RS, Assembleia Legislativa, CNPq, Vilage, Killing, Conselho Federal dos Técnicos (CFT), Conselho Regional dos Técnicos (CRT-RS), Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, Meta, Sicredi Pioneira, Cursão do Fabão, SAP, ABRIC, IBTeC, Wizard, Master/Sinmaqsinos, 20 English, Ulbra, Univates, QI, Feevale, Unisinos, Orisol e SECTRM Marinha do Brasil/Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Confira a programação:

09/12 – 09:00 MOSTRABOT – Introdução a modelagem e impressão 3D

09/12 – 09:30 Oficina da Mostratec Júnior – Monstros do Passado, com Prof. Dr. Hugo Schmidt Neto (PNPD – UNISINOS)

09/12 – 11:00 Oficina da Mostratec Júnior – A Música e as Emoções, com Isabel Hoffmann Brum (R.C. SCHOOL – CANADÁ) e Paulo Brum (UFRGS)

09/12 – 13:30 CARDI -Etapa final do Campeonato Internacional de Robótica a Distância

09/12 – 14:00 Games Mostratec/Feevale – Processo de Criação de Games, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

09/12 – 14:30 Oficina da Mostratec Júnior – Pesquisa científica aplicada ao voluntariado aliado aos ODS, com Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araujo (Voluntários – Criadores do Projeto Eu Vou e Pronto, ex-alunos da Fundação Liberato)

09/12 – 16:00 Oficina da Mostratec Júnior – Diferente, curioso, científico: Brasil e Canadá, um mundo de descobertas, com Henrique Fuhrmann (M. C. O. C. High School – CANADÁ) e Lucrécia Raquel Fuhrmann (University of Regina – CANADÁ)

09/12 – 17:00 Games Mostratec/Feevale – Aprenda a desenhar de forma criativa – Técnicas de Criação de Personagens para Games, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Fernando Muller

09/12 – 19:00 Mostratec – Cerimônia de Abertura da Mostratec Virtual – Canal do YouTube da Mostratec

10/12 – 09:00 MOSTRABOT – Introdução a eletrônica e programação

10/12 – 09:30 Oficina da Mostratec Júnior – Eu, cientista? Como fazer iniciação científica na sua escola, com Leonardo Fernandez (Colégio Interativa – Londrina)

10/12 – 11:00 Oficina da Mostratec Júnior – Comunicação sobre Ciências para promover a alfabetização científica, com Logan Petlak (Prairie South Schools – CANADÁ)

10/12 – 14:00 Games Mostratec/Feevale – Desenvolvimento de Games utilizando a Unity, com Guilherme Theisen, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

10/12 – 14:30 Oficina da Mostratec Júnior – A magia do pH, com Euler Eduardo Lisboa de Moura e Alana Persch (FUNDAÇÃO LIBERATO)

10/12 – 16:00 Oficina da Mostratec Júnior – Introdução a Programação e Robótica, com Rafaela Hartmann De Zorzi – Estudante da Rede Municipal/NH

10/12 – 17:00 Games Mostratec/Feevale – Criação de Jogos Digitais para a Aprendizagem na Escola, com Guilherme Theisen, Bernardo Benites, Eduardo Scheffler, Eduardo Fernando Muller

11/12 – 09:00 MOSTRABOT – Montagem do Robô e Indústria 4.0 11/12 – 19:00 Mostratec – Cerimônia de Premiação – Canal YouTube da Mostratec

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Jovens pesquisadoras de São Bernardo estudam impressões digitais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *