Jogos da Terceira Idade em SA reúnem mais de mil participantes

353 0

Da Redação – Em evento repleto de animação, esporte, saúde e prestação de serviço, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou a cerimônia oficial de abertura da 18ª edição dos Jogos da Terceira Idade de Santo André (JOTISA) nesta segunda (24), no ginásio Pedro Dell’Antonia. Os jogos acontecem de 24 de abril a 16 de maio e contam com cerca de 1200 participantes.

A sadia disputa é destinada especialmente para o público com mais de 60 anos, mulheres e homens. No entanto, como exceção, as provas de atletismo e natação permitem a participação de pessoas a partir de 50 anos, conforme prevê o regulamento. Desta forma, os participantes disputam 17 modalidades: atletismo feminino e masculino; bocha mista; buraco feminino e masculino; coreografia mista; damas feminina e masculina; dança de salão mista; dominó feminino e masculino; malha mista; natação feminina e masculina; gatebol; tênis de mesa feminino e masculino; tênis de campo; torcida; tranca; truco misto; vôlei simplificado feminino e masculino e ainda xadrez feminino e masculino.

A disputa já teve o primeiro campeão. No quesito torcida, o grupo Maria Imaculada fez bonito na empolgação para levar o título. Antes da cerimônia, em parceria com a iniciativa privada, houve prestação de serviços para o público da terceira idade, como massagens, odontologia, fisioterapia e ações culturais.

Apresentações de dança e a música da banda Lira animaram os presentes. “Assumimos a Prefeitura em uma situação preocupante e trabalhamos duro, economizando bastante, para realizar mais uma vez o JOTISA. Organizamos junto com os parceiros que nos acompanham e todos podem ter certeza que daqui para frente, tanto o JOTISA, quanto outros programas, só vão melhorar. Depois da preocupação, hoje é motivo de alegria, orgulho, principalmente em ver a empolgação de todos os participantes. Tenho certeza que será novamente um grande sucesso”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O ex-jogador de vôlei Décio Cattaruzzi, atleta dos tempos áureos da equipe andreense da Pirelli e da seleção brasileira, foi o responsável por acender a pira olímpica, e de forma inusitada, já que desceu de tirolesa levantando o público presente. “Estou realmente emocionado. Joguei por muitos anos nesta quadra, vestindo a camisa do Santo André e fico muito feliz. Estão todos de parabéns e ver esta alegria nos motiva. Isso deve continuar até o fim da vida”. Já o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Chehade, destacou não só a atividade física para a saúde, mas também a integração como ponto alto do evento esportivo. “Esta integração, as amizades entre os participantes, esta parte social é muito boa para a mente. Eles esperam o ano inteiro e se preparam para esta competição nas mais diferentes cidades participantes”, disse.

O objetivo do JOTISA é promover a valorização do idoso visando à integração e o exercício da cidadania, através do estímulo da prática de atividades esportivas como fator facilitador do convívio social, da saúde e do bem estar, resgatando a auto-estima e promovendo a melhora da qualidade de vida dos idosos da cidade e região. Os jogos também têm a função de promover e difundir o esporte e práticas físicas saudáveis na cidade e, desta maneira, quebrar possíveis preconceitos quanto à prática esportiva e outras limitações impostas socialmente ao público de terceira idade. Esta competição é única do gênero na Grande São Paulo, com formato aberto à participação avulsa ou através de entidades.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Jogos da Terceira Idade em SA reúnem mais de mil participantes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *