Jardim Botânico e Borboletário são opções de passeio em Diadema

417 0

Da Redação – Quem passa pela Rua Ipitá, se depara com uma área verde de 26.000 m². O Jardim Botânico e Borboletário de Diadema são ótimas alternativas de passeio durante a semana, para relaxar, se divertir e ainda aprender sobre como vivem as borboletas e a importância da preservação do meio ambiente. O espaço também conta com uma área preservada de Mata Atlântica. Agora, no mês de julho, o local teve um aumento de 100% nas visitas. Antes, a média por semana era de 100 pessoas, agora subiu para cerca de 200.

“Para nós é gratificante receber os visitantes. Em Setembro, o Borboletário completa 13 anos e uma parte da população não sabe que ele existe. Com esse aumento, nós aproveitamos também para divulgar mais, para que os moradores incluam esse passeio no calendário como opção de lazer com a família”, afirma Tatiana Capel, secretária de Meio Ambiente.

O Jardim Botânico possui 3.000 m de trilhas, árvores nativas da Mata Atlântica como, jequitibá, jatobá, cambuci, quaresmeira e palmeiras jussara, essa última em risco de extinção.

“O Jardim Botânico basicamente é composto de pequenos animais, tartarugas, sapos e formigas, por exemplo. Às vezes, vemos tucano, araras, papagaio, joão-de-barro e até pica-pau, porque estamos no corredor da Serra do Mar e do Parque do Estado e esses pássaros usam a área como ponto de parada”, explica o biólogo e assistente da Secretaria de Meio Ambiente, José Vieira.

Já o Borboletário tem capacidade máxima para 7.000 borboletas. Atualmente, existem cerca de 1.200 borboletas, quantidade típica da estação do ano, no caso o inverno. O local abriga quatro espécies, a Olho de Coruja (Caligo ilioneus), a borboleta do manacá (Methona themisto), a borboleta da couve (Ascia monuste) e a Rosa de luto (Heraclides anchisíades). “Até dezembro acredito que a gente vai ter aqui cerca de 4.000 borboletas. Nós estamos com quase 1.200 lagartas só da borboleta da couve”, afirma o biólogo Sandro Santana, coordenador de educação ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema.

Agendamento

No passeio até o borboletário, os visitantes podem conhecer as trilhas, descobrir a importância da preservação do meio ambiente e saber sobre a vida das borboletas em todos os seus estágios, ainda em ovos, depois na forma de lagartas e finalmente como pupas.

As visitas são monitoradas e os interessados devem agendar o passeio previamente pelo telefone 4059-7619 ou pelo e-mail borboletario@diadema.sp.gov.br.

As monitorias ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e da 13h às 14h30. Saiba mais, acessando o hotsite www.diadema.sp.gov.br/borboletario.

Serviço – Jardim Botânico e Borboletário de Diadema (Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar)  Telefones: 4059-7600 ou 4059-7619

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Jardim Botânico e Borboletário são opções de passeio em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *