Iniciativa Empresarial cria ambiente empreendedor para afrodescendentes

372 0

A Faculdade Zumbi dos Palmares reuniu mais de 30 empresas na reflexão sobre a abolição dos 130 anos da Lei Áurea, para lançar a segunda fase da Iniciativa Empresarial, um programa para promover oportunidades de empregabilidade e criar ambiente para o empreendedorismo para o contingente de quase 1 milhão de afrodescendentes que se formaram nos últimos anos, com sistema de cotas, nas universidades públicas e privadas.

As empresas Zurich-Santander, Bayer, Natura, IOS-Totvs e Novartis se juntaram às signatárias da Iniciativa Empresarial, se comprometendo a ampliar o quadro de diversidade racial. A empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, se propôs a abrir o setor de serviços para ampliar a atuação da Iniciativa.

“É só dar oportunidade que os jovens se mostram empreendedores. Para o afrodescendente, é tudo que ele precisa: se capacitar, participar de um ambiente mais diversificado e aberto às propostas de inovação. A mudança começa na mente, segue com exemplos de líderes e se ampliam com a aceitação da sociedade. Vamos mostrar, com um movimento nacional, que a diversidade é um valor importante para os negócios”, declarou o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente.

A jornalista Gloria Maria aceitou o convite para ser a “madrinha” do Programa Iniciativa Empresarial, o Bradesco divulgou mais vagas de estágio para afrodescendentes, a Natura declarou que ampliará a política de contratação de afro-brasileiros e a OAB-SP anunciou que vai atuar nos direitos de cotas nos poderes públicos e na equidade das empresas privadas. O Instituto J P Morgan e a Febraban vão atuar em cursos de certificação para jovens aprendizes no mercado financeiro.

O primeiro evento oficial do novo Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, foi promover o Banco de Talentos, uma plataforma digital de currículos de afrodescendentes, numa rede social inclusiva com o maior banco de dados do país para que as empresas contratem profissionais negros.

Também foi divulgada a criação de uma incubadora para startups para afrodescendentes com apoio de parceiros estratégicos e fundos de investimentos. “A Iniciativa Empresarial se torna um marco na ação de inclusão no mundo do empreendedorismo, na diversidade corporativa e nas oportunidades de competitividade para afrodescendentes de todo o país”, comemora José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Iniciativa Empresarial cria ambiente empreendedor para afrodescendentes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *