Liberdade do aluguel ou estabilidade da casa própria?

26 0

* César Karam – Se o imóvel alugado te dá a liberdade de se mudar quando quiser, a casa própria te oferece a segurança de um lar para chamar de seu. Mas decidir por uma das duas opções talvez, hoje, seja o maior dilema dos brasileiros. Para ajudar na comparação, eu desenvolvi uma planilha que equaciona gastos e investimentos e revela o que é mais vantajoso financeiramente.

Primeiro, é preciso entender que o mercado imobiliário é um mercado como todos os outros, que pode valorizar ou desvalorizar por questões que independem de nós. Existe aquela máxima: se eu comprar é meu. Porém devemos nos atentar sempre que ouvirmos a palavra financiamento.

O financiamento está atrelado aos juros, que, ainda que pareçam inofensivos, a longo prazo, podem significar uma enorme quantidade de dinheiro pagos a um banco ou a uma instituição financeira. O imóvel não é seu até que você pague todas as parcelas, e, em cada uma delas, existem juros que vão se multiplicando e podem chegar a números absurdos. Se você deixar de pagar alguma delas, por algum motivo qualquer, existe o risco de você perder o imóvel e todo o valor que já tenha sido pago ao banco.

São muitas taxas, juros, parcelas, que, ao final do período todo, se transformam quase em outro imóvel, sendo que, com o mesmo dinheiro investido, seria uma excelente aplicação financeira com retorno muito positivo. Cada pessoa é responsável pelo seu dinheiro e a planilha foi desenvolvida para dar novas perspectivas.

Todos os casos devem ser analisados separadamente, sempre considerando o valor do imóvel, condições e disponibilidade.

* César Karam é um estudioso da Bolsa de Valores, concluiu um MBA na Fundação Getúlio Vargas recebeu o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é um reconhecimento obrigatório para profissionais que atuam no mercado financeiro

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Liberdade do aluguel ou estabilidade da casa própria?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *