Infância Cidadã exercita a cidadania com alunos de São Bernardo

498 0

Da Redação – Estimular a cidadania e a participação cívico-política dos alunos da rede municipal de São Bernardo são os principais objetivos do programa Infância Cidadã, que foi lançado nesta quinta-feira (02/08) pelo prefeito Orlando Morando.

A iniciativa teve como primeira atividade uma visita de alunos e professores de 64 escolas municipais e particulares que participaram do Concurso Cultural para Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho 2018. Cerca de 30 mil crianças de São Bernardo participaram da iniciativa. O vencedor do concurso, o aluno Lucas Bispo dos Santos, da EMEB Profª. Nádia Aparecida Issa Pina, estava entre os participantes.

Durante o evento, o prefeito ressaltou a importância da Campanha do Agasalho, que vai até o dia 20/08. A cerimônia teve a presença também da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greice Picolo Morselli.

PROGRAMA – Dentro do projeto Infância Cidadã, pelo menos 15 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal que se inscreverem no sistema da secretaria farão, por meio do Conselho Mirim, uma carta convite para o prefeito visitar a unidade escolar. As visitas ocorrerão semanalmente. No dia da visita, três integrantes do Conselho Mirim vão recepcionar o prefeito e farão um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros integrantes.

O Conselho Mirim irá expor ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação terá a resposta do prefeito que também vai expor as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo. Ao final do encontro, o prefeito oferecerá para cada conselheiro um broche da cidade e receberá, em troca, uma lembrança da escola confeccionada por alunos e conselheiros. O gesto se estenderá também para a secretária de Educação, que acompanhará a ação.

RELEVÂNCIA – O prefeito Orlando Morando afirmou que a iniciativa tem o objetivo de oferecer aos alunos da rede conceitos de cidadania. “A formação do cidadão pode ser facilitada pela escola e esse programa contempla exatamente essa demanda. Em um momento em que a política não tem sido bem vista pela sociedade, fazer essa aproximação é importante”, definiu.

Na visão da secretária de Educação, Silvia Donnini, o projeto contempla ideias modernas para a área da Educação. “A boa formação escolar vai para muito além do ensino das disciplinas e de uma boa menção nas avaliações. Hoje, o papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos”, pontuou.

A titular da Pasta ressaltou ainda que a escola pode ajudar no processo de fortalecimento da cidadania. “Os alunos poderão exercer seus direitos e deveres de forma mais responsável. Para isso é preciso pensar a Educação sob outros ângulos e pontos de vista, transformando as antigas práticas em práticas inovadoras”, completou Silvia.

A professora Patricia Cruz, profissional que leciona na EMEB Prof. Carmen Tabet de Oliveira Marques, destacou que as iniciativas apresentadas nesta quinta-feira ajudam muito no processo de aprendizagem. “As parcerias são muito importantes, principalmente na região do pós-balsa. No trabalho do Mascote da Campanha do Agasalho foram 526 alunos envolvidos e os resultados acabaram sendo excelentes”, destacou.

COMO FUNCIONA – Os Conselhos Mirins ajudam as equipes gestoras das unidades escolares a resolverem pequenos problemas pertinentes à compreensão e ação dos pequenos aprendizes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Infância Cidadã exercita a cidadania com alunos de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *