Indicador Ipea projeta recuo da produção industrial em janeiro

713 0

Da Redação – O Indicador Ipea de Produção Industrial referente a janeiro de 2018 aponta um recuo de 1,8% no resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE, na comparação com o mês anterior.

A análise divulgada nesta quinta-feira, 22, pelo Grupo de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que, mesmo com essa queda estimada, o balanço do trimestre móvel encerrado em janeiro ainda ficaria positivo em 2,1%. O desempenho registrado em dezembro de 2017 havia sido um avanço de 2,8%.

Entre os indicadores coincidentes levados em conta para a projeção da produção industrial, as quedas foram relativamente disseminadas em janeiro, com destaque para o recuo de 2,7% na produção de aço, de acordo com o Instituto Aço Brasil. A quantidade importada de bens intermediários caiu 1,4%, após registrar forte elevação em dezembro, de 6,2%, segundo a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

Na comparação entre janeiro de 2018 e o mesmo período de 2017, o Grupo de Conjuntura do Ipea estima uma elevação de 5,4% da produção industrial. A única queda significativa nesse período foi do indicador de estoques (-10,2%), calculado pela Fundação Getulio Vargas.

Fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Indicador Ipea projeta recuo da produção industrial em janeiro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *