Hospital Municipal Universitário completa 20 anos de funcionamento

193 0

Equipamento de Saúde de São Bernardo é referência no atendimento às mulheres e em parto humanizado

Da Redação – O Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo comemorou, nesta segunda-feira (28/05), 20 anos de funcionamento. Desde que foi inaugurado, cerca de 70 mil gestantes deram à luz no hospital. O equipamento é referência no atendimento às mulheres e pioneiro no acolhimento de parto humanizado, após a implantação das salas de pré-parto, na gestão do prefeito Orlando Morando.

O complexo hospitalar possui duas salas individuais de pré-parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando método não farmacológico para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam conforto das gestantes. Estes espaços foram inaugurados em 2017 e, até o momento, o número de procedimentos normais vem aumentando no município. Neste ano, 1.829 partos foram realizados, sendo 60% normais e 40% cesarianas. Atualmente, o HMU conta com 128 leitos de enfermaria e realiza 3.000 consultas por mês.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comemorou os 20 anos de história e todos os avanços que foram feitos para a melhoria do atendimento. “É gratificante ver que o trabalho está sendo efetuado com excelência. Temos trabalhado para melhorar a Saúde por completo no município. No HMU, entregamos salas de parto, reformamos a Casa da Gestante e ampliamos o atendimento. Além de acolhimento apropriado, proporcionamos também um serviço de qualidade para todas as pacientes”, disse o prefeito.

REFERÊNCIA COMPROVADA – O HMU foi o primeiro hospital municipal do Grande ABC a receber a “Acreditação Plena” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo ONA2 valida qualidade no atendimento e segurança aos pacientes, diminuindo assim os índices de mortalidade materna/ infantil, de erros, e priorizando atendimento humanizado à população.

Além do atendimento humanizado, o equipamento de São Bernardo também é referência como Banco de Leite. O Hospital é o primeiro equipamento público de Saúde da região, e, o quarto no Brasil, a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. A unidade possui a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras, que é fornecida a cada recém-nascido. O Banco de Leite do hospital alimenta, em média, 80 bebês prematuros por mês.

CELEBRAÇÃO – Nesta segunda-feira (27/05), um evento foi realizado na Associação Paulista de Medicina (APM) para comemorar os 20 anos de história do hospital. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple deu início a cerimônia, acompanhado pela diretora do HMU, Dra. Mônica Carneiro, da diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Ferrari, e da Deputada Estadual, Carla Morando.

“Não consigo mensurar a alegria de fazer parte desta festa. Eu faço parte desses 20 anos, já que fui o primeiro coordenador de ginecologia do HMU. Não estamos medindo esforços para garantir um atendimento de saúde humanizado e de qualidade”, comentou o secretário.

Fisioterapeuta de formação, a deputada estadual Carla Morando contou sobre o período em que trabalhou no complexo hospitalar. “Eu trabalhei no HMU. Acompanhei de perto o atendimento oferecido às mulheres e guardo essas experiências com muito carinho.Hoje, tornou-se referência e é muito gratificante presenciar toda essa evolução”, destacou Carla.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Hospital Municipal Universitário completa 20 anos de funcionamento"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *