Hospital e Maternidade Brasil tira dúvidas sobre amamentação

684 0

Da Redação – É muito comum após o nascimento do bebê as mamães começarem a ter preocupações e dúvidas a respeito da amamentação. Como fazer o bebê arrotar?; Posso acordar meu bebê na madrugada para amamenta-lo?; Quanto tempo deve durar cada mamada? Como saber se meu bebê está satisfeito?; são algumas das questões mais comuns.

Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, o Dr. Rogério Felizi, ginecologista e obstetra e coordenador da Maternidade Brasil, em Santo André, explica algumas das dúvidas mais comuns para as mamães se saírem bem nesse momento.

1 – Qual a dieta recomendada durante a amamentação?
Durante o período da amamentação é recomendada a ingestão de grande quantidade de líquidos. É importante manter os hábitos saudáveis de alimentação adquiridos durante a gravidez, sempre com uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas, verduras e alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro. Sempre evite as gorduras saturadas (frituras, manteiga ou gordura vegetal).

2 – A mamãe que está amamentando pode fazer alguma dieta restritiva?
A dieta restritiva não está indicada para o período da amamentação, pois existe uma maior demanda energética neste período e estas limitações alimentares podem levar a quadros de desnutrição e desidratação maternas.

3 – Há alguma coisa que as mamães não devem comer?
É importante que as mamães evitem café, chá preto, chá mate e refrigerantes com cafeína, porque a cafeína passa para o leite provocando insônia no bebê.

4 – Ingerir bebidas alcoólicas? É necessário restringir até aquela taça de vinho da semana?
As substâncias alcoólicas podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso é muito importante que se evitem excessos.

5 – E quanto aos remédios? A restrição deve ser a mesma do período de gravidez?
Embora o conhecimento a respeito de drogas na lactação tenha sido muito ampliado, ainda não se conhecem os efeitos colaterais de muitas drogas para as crianças que estão sendo amamentadas, principalmente de novas drogas ainda não devidamente estudadas. Portanto, o uso de medicamentos durante a amamentação deve ser racionalizado para proteger o aleitamento materno. É importante ressaltar, também, a importância da leitura da bula do medicamento antes de sua ingestão.

6 – Pode tomar pílula anticoncepcional? Qual o método de prevenção mais indicado para o período de amamentação?
Os métodos contraceptivos mais indicados para o período da amamentação são os preservativos (masculino ou feminino) ou contraceptivos orais ou injetáveis a base de progestágenos. Deve-se evitar o uso de contraceptivos combinados (estrogênio e progesterona).

7 – Por quanto tempo a criança deve ser amamentada?
Não existe tempo máximo para amamentação. A amamentação exclusiva é preconizada até o sexto mês de vida do bebê. Após este período, outros alimentos devem adicionados à refeição da criança.

8 – O meu bebê não aceita deixar o peito, mesmo já estando na idade para comer outros alimentos. Como proceder?
Não existe necessidade de suspender a amamentação após a introdução de outros alimentos na refeição da criança. A amamentação deve ser mantida mesmo após a introdução de novos alimentos na dieta da criança.

9 – Como fazer o bebê arrotar? E se isso não acontecer, há algum problema?
Após o termino da amamentação o bebê deve ser mantido ereto para evitar o refluxo por aproximadamente 15 minutos. Não existe a obrigatoriedade de arrotar.

10 – Quanto tempo deve durar cada mamada? Como saber se meu bebê está satisfeito?
Cada mamada deve durar pelo menos 20 minutos, devemos observar os movimentos de deglutição do bebê durante a amamentação. Geralmente quando o bebê está satisfeito, o mesmo larga o peito e dorme.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Hospital e Maternidade Brasil tira dúvidas sobre amamentação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *