HMU contempla avanços e novos investimentos em São Bernardo

459 0

Texto: Gabriela Maria – Crédito-fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Da Redação – Referência no atendimento humanizado e único hospital do Grande ABC a ser contemplado com o selo ONA2, o Hospital Municipal Universitário (HMU) – localizado na Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, no bairro do Rudge Ramos- contempla balanço positivo em 2018. Entre os meses de janeiro a dezembro, 4.077 partos foram realizados e 1.882 litros de leite doados aos prematuros.

O equipamento de Saúde possui duas salas individuais de pré-parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando método não farmacológico para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam conforto das gestantes. Desde que o espaço foi inaugurado, em fevereiro de 2017, o número de procedimentos normais vem aumentando no município.  Neste ano, 61% (2.481) dos partos foram normais e 39% (1.596) cesarianas.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comemorou o balanço apresentado pelo HMU. “É gratificante ver o resultado de um trabalho bem feito. Temos em São Bernardo, um hospital que é referência no atendimento e no serviço que oferta as mulheres, as gestantes e aos bebês. Esses números demonstram o quanto estamos transformando a saúde dessa cidade”, disse.

LEITE DE QUALIDADE – Além do atendimento humanizado, o HMU também é referência no Banco de Leite. O Hospital é o primeiro equipamento público de Saúde, da região do Grande ABC e o quarto no Brasil, a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. A unidade de Saúde possui a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras que é fornecida a cada recém-nascido.

O banco de leite do hospital alimenta, em média, 80 bebês prematuros por mês. Para atender a demanda, 1.223 mulheres doaram ao hospital, o que resultou em 1.882 litros de leite materno. Essas doações resultaram em 100% das prescrições atendidas, com os recém-nascidos internados no HMU.

CERTIFICAÇÃO – Em novembro, o Hospital Municipal conquistou mais uma certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O equipamento de Saúde conquistou a “Acreditação Plena”, que atesta excelência no serviço. O selo ONA2 valida qualidade no atendimento e segurança aos pacientes do HMU, diminuindo assim os índices de mortalidade materna/ infantil, de erros e priorizando atendimento humanizado à população.

Segundo dados da Organização Nacional de Acreditação, apenas 5% dos hospitais brasileiros possuem a certificação. O HMU é o primeiro hospital municipal, do Grande ABC, a receber o reconhecimento.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "HMU contempla avanços e novos investimentos em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *