Guia de Medicamentos e Rotary Club pautam reunião do Comcipas

211 0

Texto: Mark Ribeiro – Crédito-fotos: Junior Camargo (PMSCS)

Da Redação – O Guia de Medicamentos, lançado em abril pela Prefeitura de São Caetano do Sul, e o Rotary Club foram os temas da reunião mensal do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), realizada na noite de segunda-feira (6/5), na Casa da Amizade, no Bairro Olímpico. O encontro reuniu representantes de todas as 38 instituições que integram o colegiado.

“Foram explanações esclarecedoras, dentro do nosso propósito de debater assuntos relevantes para a população, visando melhorar as políticas públicas. A presença de todos os membros reflete o fortalecimento desta atuação conjunta”, ressaltou o secretário-executivo do Comcipas, Elísio Peixoto – o Conselho reúne entidades da sociedade civil e lideranças sociais, promovendo diálogo com o governo municipal e debatendo políticas públicas.

O Guia de Medicamentos é um completo manual de assistência e atenção farmacêutica da Secretaria de Saúde, produzido para facilitar o acesso da população aos itens disponíveis para retirada no município. “É uma importante ferramenta para o paciente saber que, na ampla maioria dos casos, ele irá encontrar gratuitamente o que precisa para o seu tratamento”, destacou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

O material relaciona os 295 itens que integram a cesta de medicamentos da Prefeitura, suas apresentações, princípios ativos e locais de entrega. De forma didática, o usuário também encontra informações sobre o uso racional de medicamentos, insumos, fraldas, dietas, programas especiais, entre outras.

O Guia de Medicamentos está disponível para retirada gratuita nas unidades de Saúde do município. Além disso, agentes da Prefeitura entregam nas residências, por meio de solicitação efetivada no Portal Saúde 24h (aplicativo ou site portalsaude24h.saocaetanodosul.sp.gov.br). Há ainda a versão digital, para download no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

VOLUNTARIADO

Integrante do Comcipas, o Rotary Club completou em abril 68 anos de atuação em São Caetano do Sul. A entidade foi criada em 1905, em Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente, está presente em mais de 200 países, com 232 milhões de rotarianos em todo o mundo.

O governador do Distrito 4420 (que abrange clubes do Litoral, Grande ABC e da Capital), Carlos Torci, definiu o Rotary como uma “associação de profissionais que reúne líderes para o desenvolvimento comunitário”. A atuação é focada em seis eixos prioritários: Paz e Resolução de Conflitos; Prevenção e Tratamento de Doenças; Saúde Materno-Infantil; Educação Básica e Alfabetização; Água e Saneamento; e Desenvolvimento Econômico e Comunitário. “Em cada um deles desenvolvemos ações com o nosso propósito: servir”, concluiu.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Guia de Medicamentos e Rotary Club pautam reunião do Comcipas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *