Guia de Atividades ressalta importância da Educação Ambiental em São Bernardo

373 0

Da Redação – Ampliar a disseminação de conhecimento sobre Meio Ambiente é o principal objetivo do Guia de Atividades de Educação Ambiental, lançado na sexta-feira (17) Parque Natural Municipal Estoril, pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, em mais uma ação que marca o mês de Aniversário dos 465 anos da cidade. A ferramenta é voltada aos professores e serve como material de apoio no desenvolvimento de conceitos e ideias a respeito da preservação ambiental e do conhecimento sobre a biodiversidade do município.

A intenção é que, após a formação, os professores possam levar suas turmas ao Parque, com autonomia para organizarem suas próprias programações, de acordo com os projetos pedagógicos desenvolvidos nas unidades escolares. Para isso, a Secretaria de Educação disponibilizará transporte para as escolas interessadas todas as terças e quartas feiras. As visitas serão realizadas para grupos de acordo com os seguintes temas: visita monitorada à fauna e flora da Mata Atlântica, a importância da água, vivências na natureza e oficina prática sobre horta na escola.

Na visão do prefeito Orlando Morando, que apresentou o guia para professores e alunos da rede municipal, as atividades de conscientização ambiental ajudam no desenvolvimento das crianças. “São Bernardo possui diversas riquezas naturais e durante esse processo junto às crianças da nossa rede será possível mostrar a importância da preservação, o que ajuda também na formação da cidadania”, comentou.

O chefe do Executivo destacou ainda que a ferramenta ajudará na disseminação do conhecimento sobre os equipamentos públicos do município. “Parcela relativa da população precisa conhecer e ter acesso aos espaços como o Parque Estoril. Para isso, o papel dos profissionais que vão aplicar o guia lançado hoje é fundamental. Eles serão multiplicadores e divulgadores do parque”, prosseguiu.

Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, a discussão da temática ambiental contempla também a formação dos alunos. “A base curricular prevê que os conceitos sejam propostos de forma transversal e integradora. Justamente por isso é que a preservação ambiental é um assunto importante neste contexto”, declarou.

A secretária Silvia pontuou ainda que a educação ambiental pode alterar as atitudes dos alunos no cotidiano. “É importante ressaltar a relevância dos estudos de meio para a formação crítica dos nossos pequenos cidadãos. A educação ajuda-os a desenvolver atitudes sustentáveis e de consciência planetária”, finalizou.

Parque – Com 373 mil m², com quase 90% composto por Mata Atlântica preservada, o Parque Estoril oferece inúmeras atividades como o Zoológico Municipal. O espaço conta visita monitorada, na qual as crianças podem passar a mão em cobras, corujas, iguanas e jabutis. O zoo mantém cerca de 250 animais de 60 espécies diferentes, muitos dos quais foram encontrados machucados ou apreendidos enquanto pessoas tentavam vendê-los de forma ilegal.

No local ainda dá para fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer piqueniques e desfrutar de um jardim sensorial. A Represa Billings faz parte do parque e oferece atrações como pedalinhos, stand up paddle e caiaque, mas são pagas.

A entrada é gratuita para morador com carteirinha do parque, que pode ser feita na administração do local. Basta levar documento com foto, uma foto 3×4 e comprovante de residência. Onde: rua Portugal, 1.100, Riacho Grande. Tel.: (11) 2630-8035. Ingresso R$ 3 para pedestre e pessoas no veículo. Quarta a domingo, das 9h às 17h. Estacionamento pago no local.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Guia de Atividades ressalta importância da Educação Ambiental em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *