Guarda Ambiental de SBC faz nova ação contra a caça ilegal no Pós Balsa

253 0

Um homem foi preso, duas espingardas e quatro facas de caça foram encontradas escondidas dentro da mata

Texto: Mayra Anjos – Crédito-foto: Divulgação (PMSBC)

Da Redação – Na madrugada do dia 01 de maio, a Guarda Ambiental de São Bernardo frustrou uma ação que poderia acabar em morte de animais silvestres na região do Pós-Balsa. Dois indivíduos foram surpreendidos por Guardas que checavam denúncias no local.

Um homem foi preso, e com ele foram encontradas duas espingardas calibre 22, munições, dois facões e outras duas facas de pequeno porte. O indivíduo responderá por porte ilegal, já que, nenhum animal havia sido capturado ainda.

Segundo a inspetora, Fernanda Portella, da Guarda Ambiental, até o mês de julho, infelizmente, é muito comum estes tipos de apreensão, pois trata se de um período de vulnerabilidade de animais silvestres.

“Nesta época do ano, os animais circulam mais livres pela mata a procura de alimento. Os caçadores se aproveitam da situação para caçarem, por ser um período de pouca produção de árvores frutíferas”, falou Portella.

Graças ao empenho e grande trabalho de fiscalização em São Bernardo, o desmatamento em área de proteção ambiental, a pesca e a caça irregular estão perdendo forças. Só em 2018, a equipe de 38 agentes ambientais resgatou 1.700 animais silvestres de diversas espécies. Em sua maioria, pássaros que costumam ser trancafiados ou vendidos irregularmente. “Essas ocorrências foram bem-sucedidas graças às denúncias e rondas ostensivas”, completou a inspetora.

Medidas importantes – A Prefeitura trabalha diariamente para coibir pesca e caça ilegal, combater às ocupações irregulares em áreas de manancial e entorno, assim como preservar a qualidade da água em todo o manancial.

Em 2017, o prefeito Orlando Morando, assinou o Decreto Municipal nº 19.965/2017, no qual a Prefeitura e o Ministério Público (MP) alinharam esforços para impedir a construção de novas moradias irregulares na região da Pós-Balsa, a fim de proteger a Represa Billings.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Guarda Ambiental de SBC faz nova ação contra a caça ilegal no Pós Balsa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *