Guarda Ambiental de São Bernardo resgata 529 aves exóticas

65 0

Animais foram recuperados em situação de maus-tratos em avicultura no bairro Nova Petrópolis

Texto: Natália Fernandes – Crédito-foto: Divulgação/PMSBC

Da Redação – A Guarda Ambiental de São Bernardo realizou a apreensão de 529 aves exóticas que estavam armazenadas em péssimas condições em centenas de gaiolas dentro de uma avicultura localizada na Alameda Dom Pedro de Alcântara, no bairro Nova Petrópolis. Os pássaros foram resgatados na última sexta-feira (11/12), após denúncia feita por munícipes ao Ministério Público (MP).

Os profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) constataram que as aves estavam em condições de maus-tratos, aglomeradas em gaiolas, com mutilações, mal alimentados, em ambiente sem ventilação adequada e sujo. Entre as espécies apreendidas estão calopsitas, pombas exóticas, periquitos, canário belga, agapornis, além de 24 coelhos.

Também foram apreendidos durante a operação medicamentos vencidos e demais itens proibidos que estavam expostos à venda, como é o caso de raticidas contendo chumbinho. Uma pessoa foi detida e encaminhada à Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma). O Centro de Zoonoses também foi acionado para avaliar a saúde dos animais, bem como a Vigilância Sanitária de São Bernardo. O estabelecimento foi autuado em R$ 30 mil pelo crime de maus-tratos.

Os animais foram encaminhados para uma Organização Não Governamental (ONG) dedicada aos cuidados animais. Por se tratar de aves exóticas, não podem ser soltas na natureza. Após serem cuidados, os pássaros poderão ser doados a lares adotivos mediante autorização judicial.

TRABALHO INTENSO – Balanço da Guarda Ambiental de São Bernardo mostra que entre janeiro e junho de 2020, a corporação atendeu um total de 880 ocorrências. Foram mais de 247 animais resgatados ou apreendidos, além de cinco barcos, 225 redes e tarrafas e 23 veículos apreendidos. No total, foram R$ 759 mil em multas ambientais aplicadas.


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Guarda Ambiental de São Bernardo resgata 529 aves exóticas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *