Grupo mauaense traz quadrinista inglesa Una pela 1ª vez ao Brasil

1023 0

Da Redação – O Coletivo Rubra, sediado em Mauá, traz pela primeira vez ao Brasil a artista, escritora e quadrinista inglesa Una, cujas narrativas gráficas, feitas de forma independente, já exploraram a deficiência, a psicose, o ativismo político e a violência contra mulheres e meninas.

O projeto nasceu no começo de 2019, após contato pela internet com a autora do livro “Desconstruindo Una”, sobre a qual o Coletivo Rubra se debruçou para pesquisar, adaptar e montar o espetáculo teatral “Una – Dedicado a Todas as Outras”, ainda em 2017, quando os integrantes do grupo participavam das Oficinas Culturais de Mauá.

Após muitas trocas de e-mails, a artista britânica decidiu pela vinda ao Brasil para conhecer o trabalho do grupo mauaense, que organizou diversas atividades culturais em parceria com a autora e seus apoiadores em São Paulo e no Grande ABC.

Contando com financiamento coletivo e com patrocínio de Arts Council England, e com apoio da Editora Nemo, da Livraria Ugra, do Movimento de Mulheres Olga Benário, da Casa Helenira Preta, da SOF – Sempreviva Organização Feminista e do Centro de Pesquisa da Máscara.

Confira a agenda de eventos:

Encontro com Una – No dia 23 de outubro, às 18h30, a Livraria Ugra, localizada na Galeria Ouro Velho (Rua Augusta, 1371 – São Paulo) recebe a quadrinista inglesa Una, autora da graphic novel “Desconstruindo Una” (Editora Nemo).

Na ocasião, haverá uma palestra com a autora sobre seu trabalho como quadrinista e como ativista no combate à violência contra a mulher, além de sessão de autógrafos e apresentações de cenas da peça “Una – Dedicado a todas as outras”, baseada em “Desconstruindo Una”.

A mediação da conversa será feita pela jornalista Gabriela Franco, do site MinasNerds.

Espetáculo “Una – Dedicado a Todas as Outras” e bate-papo com a autora

No dia 24 de outubro, às 20h, será apresentado o espetáculo “Una – Dedicado a Todas as Outras”, no Teatro Municipal de Rio Grande da Serra Zulmira Teixeira Jardim (Av. Dom Pedro I, 428 – Centro).

Sinopse: West Yorkshire, 1977. Um assassino em série está aterrorizando o condado inglês, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem o saber) nada menos que nove vezes.

Enquanto essa história se desenvolve ao seu redor, Una, então com 12 anos, vivencia uma série de atos violentos, pelos quais se culpa.

Baseado no livro Desconstruindo Una, o espetáculo Una – Dedicado a Todas as Outras examina o significado de se crescer em meio a uma cultura na qual a violência masculina não é punida ou questionada.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Felipe Vieira de Galisteo

Dramaturgia: Coletivo Rubra, baseado no livro Desconstruindo Una.

Atuação: Allie Lopes, Ana Laura Alvarez, Bruno Alves, Guilherme Maniezo, Heloísa Araújo, Júlia Miller, Kamila Santos, Laís Soares, Larissa Cardoso, Mileny Vitória e Mikaely Queiroz.

Operação de Som e Vídeo:  Biah Gama e Julia Fernandes.

Roda de Conversa com Una e SOF – Sempreviva Organização Feminista

No dia 25 de outubro, às 14h, na Casa do Hip Hop de Mauá (R. David Boscariol, 92-112 – Jardim Rosina), serão debatidas questões como ativismo, feminismo e o combate à violência contra a mulher e a importância dessas questões serem tratadas nas artes e na educação.

Sarau Literário

No dia 26 de outubro, às 17h, na Casa Helenira Preta (Rua Almirante Barroso, 146 – Vila Bocaina, centro de Mauá), será realizado um Sarau Literário contando com a presença da autora e de diversas artistas da cidade, com apresentações literárias, musicais, teatrais e de dança.

Total 4 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grupo mauaense traz quadrinista inglesa Una pela 1ª vez ao Brasil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *