Grupo Gênero e Masculinidades do Consórcio é referência para cidades do Alto Tietê

548 0

Da Redação – A atuação do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC inspirou a criação de uma iniciativa semelhante no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT). A entidade, que reúne 11 municípios consorciados, passa a contar com a Câmara Técnica Especial (CTE) de Gênero e Masculinidades, com o objetivo de desenvolver estratégias para sensibilizar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades.

O novo CTE terá como uma das suas primeiras tarefas a estruturação da segunda edição local do curso “Gênero e Masculinidades”, com os mesmos moldes da iniciativa pioneira desenvolvida pelo Consórcio desde 2015. A nova formação está prevista para o segundo semestre deste ano. No ano passado, o CONDEMAT promoveu sua primeira edição do curso.

Coordenador na implantação do curso no Consórcio, o psicólogo Flávio Urra relatou as experiências realizadas no ABC aos municípios do Alto Tietê. Para o ex-coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades, ressaltou a importância de desenvolver um trabalho socioeducativo com homens autores de violência doméstica.

“O foco é o combate à violência contra a mulher e as principais ações do grupo de “Gênero e Masculinidades” é desenvolver cursos, dar destaque para a campanha do Laço Branco e articular seminários e fóruns para discutir a violência contra a mulher e também temáticas complementares como a masculinidade negra e diversidade”, afirmou Urra

Desde abril deste ano, o Consórcio realiza a terceira edição do Curso sobre Gênero e Masculinidades no Grande ABC, em parceria com a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE) e com apoio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM). A formação oferece certificado de extensão emitido pela Escola da Defensoria Pública, pela Comissão de Extensão da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e pelo Consórcio.

CONDEMAT – Fundado em 2010, o CONDEMAT reúne os munícipios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A entidade tem como proposta o fortalecimento da representatividade e a conquista de investimentos para a região do Alto Tietê.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grupo Gênero e Masculinidades do Consórcio é referência para cidades do Alto Tietê"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *