Grupo Esparrama faz 5 anos e visita Mauá com Projeto Naveganças

210 0

Da Redação – Desde o último dia 8 de outubro, o Grupo Esparrama circula pelo Estado de São Paulo com o seu novo projeto – o Naveganças contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto, que propõe ao público uma reflexão sobre o imaginário infantil sobre a cidade, marca também a celebração do aniversário de cinco anos do grupo.

O projeto começou com ações no CEU Vila do Sol, em São Paulo e visitou a cidade de São Carlos. A próxima cidade a receber essa grande tripulação de navegantes é a cidade de Mauá, que receberá três ações gratuitas: uma formação de mediação para professores e agentes culturais, a temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta à visitação no Teatro Municipal de Mauá de 29 de outubro a 4 de novembro e, também, a apresentação do espetáculo Navegar, no dia 27 de Outubro (sábado), às 10h30, no Teatro Municipal de Mauá.

Na exposição, o público poderá conferir as obras das crianças, dos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e do próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo. Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.

A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, às crianças lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.

Com o projeto Naveganças, em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, oito das cidades do estado de SP que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras. Depois de São Paulo, São Carlos e Mauá, o grupo segue com ações nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Sorocaba e Guarulhos. Com isso, pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar  coexistência das crianças no espaço público e para pensamento da cidade como potencial educativo.

Exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”

Uma exposição sobre o que as crianças pensam sobre a cidade!

Exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade. Curadoria: Grupo Esparrama | Direção de arte e cenografia: Jaime Pinheiro | Obras: Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração) | Coordenação pedagógica: Laila Sala

Classificação: Livre. Ingresso Grátis, de 29 de outubro a 4 de novembro de 2018, com  visitação das 9h às 18h, no Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia, Mauá – SP, 09370-575)

Agenda do Projeto Naveganças – São Bernardo do Campo- Espetáculo Navegar- 03 de Novembro (sábado)- Horário: 15h

Exposição: de 05 a 11 de novembro de 2018 – Horário: 8h às 18h

Formação com professores  e agentes de cultura: dia 05 de novembro – Horário: 14h às 16h

Local: Parque Chácara Silvestre – Av. Wallace Simonsen, 1800 – Nova Petrópolis, São Bernardo do Campo – SP, 09771-281

Santo André – Espetáculo Navegar – 16 de Novembro (sexta) – Horário: 15h

Exposição: de 12 a 18 de novembro de 2018 – Horário: 08h às 18h

Local: Parque Regional da Criança – Emia Aron Feldman – Avenida Itamarati 536 Vila Jaçatuba Santo André – SP, 09010-020 – Santo André

Informações e agendamento para as formações  entrar em.contato com grupoesparrama@gmail.com.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grupo Esparrama faz 5 anos e visita Mauá com Projeto Naveganças"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *