Grupo Esparrama estreia temporada virtual de premiado espetáculo infantil

1491 0

Espetáculo FIM? inspira crianças a refletir sobre a necessidade de repensarmos a forma como consumimos os recursos do planeta, a necessidade de exercitarmos o diálogo e a empatia com todas as pessoas 

Da Redação – Contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, de 03 a 20 de dezembro de 2020, o Grupo Esparrama realiza uma circulação virtual do espetáculo FIM? em parceria com os Centros Culturais da Juventude, Vila Formosa, Penha e Santo Amaro.

Em razão da COVID-19, o projeto Circulação do FIM? que a princípio seria realizado presencialmente, circulando por todas as regiões da cidade de São Paulo, dialogando com movimentos culturais e escolas, foi adaptado pelo grupo para o formato virtual, mantendo os protocolos de segurança e de distanciamento social. 

Abordando diferentes perspectivas sobre o fim do mundo, ‘FIM?’ conta a história de Beatriti e Margueriti, duas baratas que celebram um planeta que acabou para os humanos e será governado por baratas. Mas elas se decepcionam ao perceber que dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino. Enquanto elas criam armadilhas para confundi-los, eles insistem em se desdobrar para trilhar um recomeço para a Humanidade.

Por um viés ecológico, a montagem aborda a necessidade de recuperar a natureza, e reflete sobre a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis. Mas, também, trata do fim que pode se dar a partir da falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.

A temporada será composta por 12 transmissões do espetáculo FIM? realizadas através das redes sociais dos centros culturais parceiros do projeto (Centros Cultural da Juventude, Vila Formosa, Penha e Santo Amaro) e ficarão disponíveis até o final do ano.

Para garantir as características originais do projeto, o Grupo Esparrama contatou diversas escolas municipais dos entornos de cada um destes espaços, convidando-as para participar das transmissões e das lives paradidáticas que acontecerão após cada uma das apresentações. E também lançou uma campanha virtual na qual professores de qualquer escola interessada podem agendar suas turmas para assistir as transmissões e lives. 

As lives paradidáticas tem como objetivo propor um diálogo com o público para discutir e aprofundar os temas abordados pela obra e, além disso, apresentar às crianças curiosidades e detalhes técnicos envolvidos em uma criação teatral.

Através do agendamento prévio, professores que se interessarem em participar podem descrever as características da turma e os temas trabalhados em sala de aula, permitindo que o Esparrama adeque cada live aos interesses pedagógicos daquele determinado grupo, potencializando o encontro entre cultura e educação.

O espetáculo FIM? foi criado em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.

Sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infâncias, cidade e educação.

Recebeu diversos prêmios e indicações nos: Prêmio APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos Guias da Folha e do Estadão 2016 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

Além disso, já foi contemplado por importantes editais como: PROAC Circulação de Artes Cênicas para Rua – 2018, 11º Bienal de Arquitetura de SP – 2017, 29º Edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – 2016, Prêmio Teatro Alfa Criança – 2013, 2015 e 2016, Viagem Teatral SESI 2013, 2014 e 2016, 2º Prêmio Zé Renato – 2015 e Rumos Itaú Cultural 2014, Mosaico Teatral do SESCOOP  em 2014, 2015, 2016 e 2017.

Mais informações em: www.facebook.com/grupoesparrama

SERVIÇO: Espetáculo FIM?, com Grupo Esparrama

SINOPSE: Em um cenário de destruição, duas baratas festejam o fim do mundo acreditando que agora ele é só delas. De repente elas se deparam com dois seres atrapalhados e esquisitos que acreditam que poderão plantar a semente do novo recomeço: dois palhaços. Irritadas com a presença destes seres, elas passam a executar planos mirabolantes e colocar divertidas armadilhas para que eles compreendam que agora o mundo agora é das baratas. De forma leve e divertida, estes palhaços irão percorrer cenários de guerras, desastres, catástrofes provocadas pelos seres humanos, convidando as crianças para encontrar uma forma de reavivar tudo o que foi perdido. Duração: 50 minutos. Classificação Indicativa: a partir de 5 anos. Quando: Dias 3, 4 e 5 de dezembro/2020 – Horário: 15h – transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural da Juventude

Dias 06, 10 e 11 de dezembro de 2020 – Horário: 15h00 – transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural da Vila Formosa

Dias 12, 13 e 17 de dezembro de 2020 – Horário: 15h00 – transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural da Penha

Dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2020 – Horário: 15h00 – transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural de Santo Amaro

Live paradidática: após cada apresentação com duração de aproximadamente 40 minutos.

Agendamento nas redes sociais do Grupo Esparrama ou através do link: 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grupo Esparrama estreia temporada virtual de premiado espetáculo infantil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *