Grande ABC inicia elaboração da 15ª edição do Congresso de História

226 0

Evento está previsto para acontecer em maio de 2020, em Santo André

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou nesta sexta-feira (3/5) a preparação do 15º Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC. Reunião do Grupo Temático História e Memória da entidade regional definiu os primeiros passos para organização do evento, que deve ser realizado em maio de 2020, em Santo André.

“Demos os primeiros encaminhamentos e agora temos praticamente um ano para elaborar todo esse trabalho. Encaminhamos uma reunião aberta para o próximo dia 28, aqui mesmo no Consórcio ABC, às 14h, para todos os interessados de toda a região que queiram participar. Nesse encontro, haverá diálogo com a população para formatar esse Congresso, que é uma construção coletiva”, explicou o coordenador do Grupo Temático História e Memória, Jorge Magyar.

Também ficou decidido na reunião de sexta-feira que será lançada uma consulta pública pelas redes sociais do Consórcio ABC para que as pessoas possam sugerir temas e ações para o Congresso. “Estamos ampliando os canais de participação da população na formatação e criação dessa próxima edição”, afirmou Magyar.

Os Congressos de História do Grande ABC surgiram a partir de uma proposição do professor universitário José de Souza Martins ao então prefeito de Santo André, Celso Daniel. Em 1990, foi realizado em Santo André, pela primeira vez, um congresso de História com foco na história regional, contando com o apoio fundamental do Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC (Gipem).

Desde então, dado o sucesso daquele primeiro congresso, a cada dois anos, uma nova edição é realizada, em uma das cidades do ABC, seguindo a ordem alfabética dos municípios. O último foi realizado em 2017, em Rio Grande da Serra.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grande ABC inicia elaboração da 15ª edição do Congresso de História"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *