Grana diz que participação das crianças é razão para reconhecimento nacional da Abrinq

680 0

Da Redação – Após receber o título de “Destaque Nacional” da 5ª Edição do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, ontem em Brasília, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, disse que a razão desse reconhecimento foi o município ter implementado o princípio de que as crianças e adolescentes também têm o direito de participar dos destinos do orçamento e das políticas públicas da cidade.

Ele recordou que essa pratica teve início quando se observou que as crianças, embora não participassem das plenárias do Orçamento Participativo (OP), deixavam suas reivindicações em cartazes afixados nas paredes das escolas onde ocorriam as reuniões do OP.

Na organização do OP de 2014 consolidou-se a participação dos conselheiros mirins, “soldados em defesa dos interesses das crianças”, definiu o prefeito. “Não é apenas o adulto dizer o que a criança precisa. Mais importante dessa lição foi ouvir as crianças para saber o que elas realmente precisam”.

A participação das crianças e adolescentes no planejamento municipal foi um dos vários itens considerados para que Santo André recebesse não apenas o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, entre 1.542 prefeitos que concorreram à premiação, mas também ficasse entre os Destaques Nacionais.

A premiação é  organizada pela Fundação Abrinq e tem como objetivo incentivar os gestores públicos a se comprometerem com a infância e adolescência de suas cidades e cumprirem os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq.

No caso de Santo André, a Abrinq destacou os seguintes pontos principais: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que coloca a cidade na 14ª posição do país; a boa cobertura de creches e escolas municipais; o alto índice de alfabetização de sua população (97,2%), que fez com que a cidade recebesse do MEC o selo de Município Livre do Analfabetismo, a baixa mortalidade infantil, a participação das crianças no OP, entre outras iniciativas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Grana diz que participação das crianças é razão para reconhecimento nacional da Abrinq"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *