Governo de SP assina convênios com startups para melhorar prestação de serviços

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Da Redação – O Governo do Estado de São Paulo assinou nesta quarta-feira, 4, convênios com as startups GetNinjas, iaiNet, Hand Talk, Nama, Saúde Controle e Memed no âmbito do programa Pitch Gov SP. As parcerias com as startups visam melhorar a prestação de serviços públicos no AcessaSP, Poupatempo, Iamspe e Fundo Social de Solidariedade.

“Queremos que o cidadão paulista consiga identificar rapidamente uma melhoria efetiva no serviço público que ele recebe. Para isso buscamos as startups, que têm ideias inovadoras, com uso de tecnologias, que pensa de outra forma, para dar velocidade na inovação em governo”, comentou a coordenadora do programa Pitch Gov SP e subsecretária de Parcerias e Inovação, Karla Bertocco.

No dia 17 de novembro de 2015, foi realizada a apresentação da primeira edição do Pitch Gov SP, uma iniciativa para atrair soluções inovadoras para os desafios da administração pública. O evento, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, de representantes do Governo, empreendedores, investidores e agentes do ecossistema de inovação, e finalizou com excelentes resultados. No final do processo, 12 iniciativas atenderam os requisitos das secretarias envolvidas e órgãos participantes. Seis startups assinaram convênio hoje, as outras seis estão em processo avançado de formalização e em breve assinarão parceria com o Governo do Estado.

“Já qualificamos, desde 2011 até agora, mais de 145 mil pessoas nos cursos profissionalizantes. Muitas já conseguiram emprego e essa ferramenta é uma nova solução, mais ágil, para conseguir rapidamente um trabalho perto de casa. Queremos em vez de dar o peixe, ensinar a pescar. Incentivamos as pessoas a irem em busca dos seus sonhos e esse é um importante instrumento na vida delas”, comentou Lu Alckmin sobre a ferramenta da empresa GetNinjas, que selou parceria com o Fundo Social.

Convênios assinados

GetNinjas – O convênio com a plataforma GetNinjas permitirá que os alunos dos cursos do Programa Escola de Qualificação Profissional, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP, divulguem seus serviços na plataforma virtual de oportunidades da empresa – www.getninjas.com.br. Após se formar, o aluno que tiver interesse, terá gratuitamente por um período de 6 meses, uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, com o uso de uma ferramenta que ajuda na promoção e na intermediação dos serviços prestados.

O Programa Pitch Gov SP desafiou novas empresas a pensar soluções nas áreas de Educação, Facilidades ao Cidadão e Saúde. A proposta da GetNinjas se enquadrou na categoria Facilidades ao Cidadão e beneficiará os cursos das Escolas da Moda, Beleza e Construção Civil, oferecidos pelo Governo do Estado, por meio do FUSSESP.

A plataforma conta com mais de 120 mil profissionais cadastrados e permite que um cliente encontre até cinco profissionais em um raio próximo de sua localização, de costureiras a professores de inglês, de manicures a encanadores, por exemplo. Os profissionais escolhidos entram em contato em até 24 horas para entender detalhes das solicitações dos clientes, que ficam livres para contratar o profissional que desejar. Ao final da prestação de serviço os clientes podem também avaliar o profissional. A empresa é a maior plataforma de contratações no ramo no Brasil e já recebeu prêmios como melhor startup brasileira e latino-americana.

O convênio entre o Governo do Estado e a startup facilita tanto o acesso da população aos serviços especializados prestados pelos profissionais formados pelo programa da FUSSESP, quanto a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A ferramenta enviará aos alunos SMS e e-mail com o contato e descrição dos serviços solicitados pelos clientes, possibilitando ao profissional oferecer seus serviços pelo meio de comunicação mais prático.

Ao final dos seis meses, a empresa GetNinjas entregará ao FUSSESP um relatório final com as informações das oportunidades que cada usuário recebeu ao longo do período teste. Dessa forma, o Fundo de Solidariedade poderá aprimorar seus cursos com base na avaliação dos resultados, como abrir mais vagas para aqueles que têm mais procura de mercado.

Hand Talk – A empresa Hand Talk oferece uma ferramenta para tradução automática de conteúdo em linguagem de sinais. A solução promove a acessibilidade de deficientes auditivos – uma parcela dessa população prefere acessar conteúdos em Libras e apenas cerca de 30% desse segmento é alfabetizada em Língua Portuguesa. A parceria com a empresa Hand Talk se dará em duas frentes, no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e em postos de atendimento do Poupatempo.

A plataforma Hand Talk será disponibilizada no site da SEDPcD (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br) por um período de 90 dias, após adequações e ajustes que se fizerem necessários para seu funcionamento. Nos postos de atendimento do Poupatempo foram selecionados informações de serviços específicos que serão adicionadas a um QRCode, permitindo que o cidadão deficiente auditivo acesse a tradução diretamente do seu smartphone. Dessa forma, pretende-se diminuir ruídos na comunicação e facilitar o atendimento ao cidadão.

A Hand Talk disponibiliza a tradução por meio de um intérprete virtual bastante amigável, o Hugo. O serviço já está disponível em mais de dois mil sites e o aplicativo tem mais de meio milhão de downloads. A empresa já recebeu vários reconhecimentos, como o prêmio de projeto mais inovador do Brasil na Rio Info, como startup mais inovadora da América Latina pela Qualcomm Ventures e melhor aplicativo social do mundo pela ONU (WSA Mobile).

Nama – A empresa Nama é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que interage virtualmente com os usuários, facilitando a comunicação entre prestadores de serviços e clientes. A solução possibilitará que o governo e o cidadão se comuniquem de forma automática e personalizada.

Um atendente virtual realizará a comunicação do cidadão com o Poupatempo, fornecendo informações sobre os serviços prestados pelos postos de atendimento e realizando agendamentos de forma ágil por meio do chat no portal Poupatempo e pelo Messenger na página de Facebook do Poupatempo, por um período de 90 dias.

A Nama recebeu, recentemente, vários prêmios como a startup mais atraente para o mercado pelo Movimento 100 Open Startups e foi escolhida para o programa inovaBRA – Ciclo 2 do Bradesco.

iaiNet – A empresa iaiNet, fundada em 2012, oferece uma ferramenta de gestão de Wi-Fi em ambientes públicos e privados que possibilita o acompanhamento e a gestão de conteúdos para públicos direcionados. A parceria entre a iaiNet e o Governo do Estado de São Paulo ocorrerá no AcessaSP, em quatro postos do atendimento do programa de inclusão digital.

O teste permitirá a utilização de uma ferramenta de cadastro que facilita o acesso à Internet sem fio, uma vez que o usuário poderá se conectar por meio do seu dispositivo móvel utilizando login e senha já usados em redes sociais.

Além disso, condicionado à assinatura do termo de uso pelo usuário, a ferramenta identifica o perfil do cidadão que acessou a internet sem fio, por meio de informações originárias do cadastro, como idade, gênero e escolaridade. Com mais conhecimento sobre o perfil do usuário que utiliza o AcessaSP será possível ofertar conjuntos de serviços e oportunidades públicas direcionados.

Saúde Controle – Trata-se de uma plataforma que organiza as informações médicas dos pacientes. O teste com a solução será feito primeiro no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (Iamspe) e deverá, em uma segunda etapa, ser expandido para toda rede da Secretaria do Estado da Saúde.

A plataforma Saúde Controle permite que os usuários organizem seus históricos médicos em um único ambiente virtual, armazenando informações sobre cirurgias, consultas médicas, exames laboratoriais, utilização de medicamentos, entre outros. A ferramenta facilita o diagnóstico por parte do médico, que consegue acessar todas as informações em um só lugar. Além disso, outra funcionalidade da solução é o envio de notificações sobre agendamento de consultas e remédios.

A parceria no Iamspe será feita com um grupo específico de pacientes com doenças crônicas, por um período de seis meses. O teste permitirá entender o engajamento da população com a ferramenta e os benefícios da sua utilização.

Memed – A Memed é uma plataforma para prescrição eletrônica de medicamentos, gratuita e exclusiva para médicos, com informações organizadas e atualizadas de todos os medicamentos disponíveis para consulta e prescrição no mercado brasileiro. Com a ferramenta de prescrições online, basta ao médico digitar o nome do medicamento que deseja prescrever e imprimir a receita diretamente da tela do computador para as mãos de seus pacientes. Dessa forma, garante-se uma receita legível e que o médico tenha acesso aos medicamentos mais atuais.

No contexto do Pitch Gov SP, o teste será realizado primeiro no Hospital do Servidor Público Estadual – Iamspe – e, em seguida, na Secretaria de Saúde. No Iamspe, pretende-se solucionar o problema da falta de padronização na emissão de prescrições das clínicas médicas conveniadas, dificultando, consideravelmente, a dispensação dos medicamentos prescritos junto a sua Farmácia Ambulatorial do hospital. Com a Secretaria da Saúde, o teste será realizado no Hospital Pérola Byington.

A Memed é hoje parte do programa Promessas da Endeavor, foi acelerada pela 21212, é membro ativo do Startup Brasil e teve investimentos dos fundos de Venture Capital RedPoint e Ventures, Qualcomm Ventures e Monashees Capital.

Pitch Gov SP – O governo paulista está atento às soluções tecnológicas desenvolvidas para contribuir ou resolver os diversos problemas e necessidades da sociedade. E, por meio do Pitch Gov SP, quer se aproximar destas soluções para questões de interesse público, que melhore a vida do cidadão. Ao mesmo tempo em que se abre às inovações com enorme capital intelectual, o governo também estimula novos empreendedores, fortalecendo esse setor da economia.

As empresas nascentes tiveram tempo para cadastrar suas propostas e, ao todo, propuseram 304 soluções para os desafios nas áreas de Educação, Facilidades ao Cidadão e Saúde. As propostas passaram por análise das Secretarias envolvidas, juntamente com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e 15 foram selecionadas para se apresentar no evento Pitch Gov SP, com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, além de parceiros e investidores.

Para cada uma das áreas, houve uma banca de especialistas que comentaram cada uma das apresentações, em um momento único de lapidação das propostas. O objetivo não foi definir um único vencedor, mas sim avaliar as soluções e a viabilidade de implantação no setor público.

A ação é coordenada pela Subsecretaria de Parcerias e Inovação, ligada à Secretaria de Governo, e conta com o apoio das Secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Prodesp, Centro Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, AcessaSP, Poupatempo, ABStartups e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Alguns dos desafios apresentados para o Pitch Gov SP

Secretaria de Educação – Como manter um cadastro atualizado de pais e alunos (incluindo georreferenciamento), considerando as mudanças constantes de número de telefone e residência, para facilitar o processo de matrículas e acompanhamento dos estudantes?

Como registrar, monitorar e acompanhar dados dos alunos que possibilitem avaliação nutricional e melhorias na alimentação escolar?

Como disponibilizar acesso digital a livros, revistas, produções estudantis e outras publicações aos alunos e familiares?

Centro Paula Souza

Como criar um sistema de interação social entre professores, alunos, pais e gestores?

Saúde

Como tornar o monitoramento de doenças e a disseminação de informações técnicas e confiáveis sobre saúde mais eficientes por meio de aplicativos?

Como o médico pode registrar suas conclusões nos exames de forma mais rápida e completa do que a digitação?

Como diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados?

Fundo Social de Solidariedade

Como aproximar a população dos profissionais qualificados nas escolas de formação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo?

Como disponibilizar os pontos de arrecadação de campanhas de doações, como por exemplo a Campanha do Agasalho, de uma maneira prática para os usuários?

Financiamento às startups

No Estado de São Paulo, as startups podem buscar apoio no Fundo Inovação Paulista, criado pela Desenvolve SP e que conta com patrimônio de R$ 105 milhões. As selecionadas que tiverem interesse na participação do Fundo deverão apresentar o projeto e as documentações da empresa à gestora do Fundo Inovação Paulista, SP Ventures, que fará a análise para o investimento. A Desenvolve SP está negociando com 4 empresas que demonstraram interesse em receber investimentos. Além do fundo, a Desenvolve SP coloca à disposição das empresas linhas de financiamento especiais para inovação, com baixas taxas de juros e longos prazos para pagamentos.

Inovação em Governo

O Governo de São Paulo definiu, há vários anos, a inovação organizacional como uma de suas prioridades para melhoria e modernização da administração pública. Dentre as diversas medidas adotadas neste sentido, São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a instituir uma Política de Gestão do Conhecimento e Inovação em Governo (Decreto n° 53.963/2009). Mantém, desde então, o inovaDay – evento mensal com palestras de estímulo à formação de cultura inovadora no setor público. Foi, ainda, o primeiro Estado a implantar, em 2013, um Laboratório de Inovação em Governo, o iGovLab – espaço no qual soluções inovadoras podem ser identificadas, testadas e “prototipadas”.

No inicio desta administração, o Governo de São Paulo, convicto da crescente necessidade do uso de ferramentas estratégicas e tecnológicas para solução de demandas da sociedade, criou, por meio da Secretaria de Governo, a Subsecretaria de Parcerias e Inovação, que tem entre suas atribuições desenvolver e articular parcerias entre o setor público e a iniciativa privada de maneira a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, inovando o relacionamento entre o Governo e o cidadão.

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