Governador entrega helicóptero para fiscalizações da PM Ambiental

869 0

Da Redação – O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, recebeu nesta sexta-feira (18) as chaves de mais um helicóptero Águia das mãos do governador Geraldo Alckmin e da secretária do Meio Ambiente, Patricia Iglecias. A entrega do novo helicóptero aconteceu durante o anúncio de início da Operação Verão 2015/2016, que reforçará a segurança com mais de 2.883 policiais militares em 16 municípios do litoral Sul e Norte de São Paulo.

O helicóptero será utilizado pela Polícia Militar da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. “Este é o primeiro helicóptero biturbina do Estado”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin, durante o evento, que ocorreu em Santos.

Essa aeronave será utilizada em fiscalização ambiental de matas, florestas e de recursos hídricos na região. “Seja na serra, seja no mar, a Polícia Militar vai fiscalizar junto com a Secretaria do Meio Ambiente e ajudar a preservar essa parte tão importante do nosso Estado”, afirmou Alexandre de Moraes.

A aeronave, de modelo AW 109 Grand News, é resultado de um investimento de R$ 21,6 mi feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “Esperamos que, com esse helicóptero, possamos aprimorar ainda mais o patrulhamento e, em especial, a fiscalização da nossa mata nativa”, destacou a secretária Patricia Iglecias.

Fiscalizações – O helicóptero, que é importado, tem capacidade para percorrer grandes extensões territoriais em pouco tempo, o que ajuda a identificar danos ambientais mais rapidamente e aumenta o tempo de resposta para coibir infrações.

Entre outras missões, o helicóptero irá apoiar ações de voltadas à prevenção e repressão aos danos ambientais, como desmatamentos, queimadas, caça ilegal, extração de produtos florestais, monitoramento de unidades de conservação marinha, proteção de recursos hídricos, entre outras.

O Águia 32 é equipado com acessórios para operações de segurança pública e defesa civil. O helicóptero possui um gancho de carga externa com capacidade de 1 tonelada para sistema de lançamento de água.

O Águia também pode ser utilizado em missões de resgate de pessoas perdidas em matas. A aeronave ainda possui guincho de salvamento e sistema de ancoragem para técnicas de rapel nas laterais, além de sistema de flutuadores de emergência para ações em mar aberto.

Viaturas – Durante o evento, o governador e o secretário da Segurança entregaram 17 viaturas para a Polícia Civil do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, oito para a Baixada Santista e o Vale do Ribeira e mais duas para o 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), que ganha hoje uma nova sede, em Santos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Governador entrega helicóptero para fiscalizações da PM Ambiental"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *