Ginastas passam por primeiro dia da seletiva de Ginástica Artística para o Pan de Especialistas

382 0

Da Redação – Talento e muita concentração. Unidos, os dois fatores foram fundamentais nesta sexta-feira (23) durante o primeiro dia da seletiva de Ginástica Artística que garante vaga para o Pan-Americano Adulto de Especialistas e para os JogosSul-Americanos da Juventude. Atletas de várias partes do País, incluindo alguns da elite nacional estiveram no Centro Nacional de Treinamento, em São Bernardo, para competir literalmente por um lugar na equipe que irá às competições.

Isso porque, a metodologia de avaliação determinada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), é exatamente como um campeonato e tem o objetivo de ser o mais justa possível. Durante os dois dias os ginastas têm que apresentar séries completas, de acordo com as exigências do novo código de pontuação, válido para o ciclo 2017-2020. A média das notas no final irão determinar os classificados. A programação segue até amanhã. São seis vagas para a ginástica artística masculina e quatro para a feminina e o Brasil poderá inscrever dois ginastas em cada aparelho.

Na GAF, cada ginasta deve se apresentar em pelo menos dois aparelhos e na GAM no mínimo dois e no máximo três. Foram estabelecidas também notas mínimas para cada aparelho. No masculino são: 13,600 no cavalo e 14,100 nos outros aparelhos (solo, argolas, salto – média dos dois -, paralelas e barra fixa). No feminino: 13,600 no salto – média dos dois -, 13,200 nas assimétricas, 13,500 na trave e 13,300 no solo.

Entre os participantes, o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti também compete por um lugar na equipe. Ele se apresentou nas argolas e no solo. “Gostei das apresentações das argolas. Saí cravado. No solo não fui muito bem e preciso melhorar para amanhã. Se eu conseguir a vaga na Seleção vou usar o Pan como preparação para o Mundial”, analisou.

Flávia Saraiva foi uma das atletas que se apresentou em São Bernardo e ela também vê o Pan-Americano como um importante passo para o Mundial. “Gostei bastante da minha seletiva hoje. Acho que sempre tem coisas para melhorar porque somos muito perfeccionistas. O pan vai ser muito importante para a preparação para o Mundial, para podermos testar novas séries e para quando chegarmos lá, já estarmos mais experientes e confiantes.”

Juvenil – Além dos atletas da categoria principal, vários jovens também estiveram na seletiva juvenil, que vale vaga para os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Neste caso são cinco vagas tanto para a GAM quanto para a GAF. Quatro delas serão para generalistas (será levado em consideração o resultado da soma dos dois dias de competição) e uma vaga será definida pela comissão técnica (será levada em consideração a contribuição do ginasta para a equipe, baseado nos resultados da seletiva).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ginastas passam por primeiro dia da seletiva de Ginástica Artística para o Pan de Especialistas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *